TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aquecimento Global

Projeto de pesquisa: O Aquecimento Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este trabalho fala sobre um assunto que afeta o mundo todo e que futuramente pode trazer sérias consequências para o planeta e para a humanidade. Trata-se do aquecimento global.

Demonstrarei porque este problema permanece e vem crescendo com o passar do tempo, suas causas e consequências.

Também falarei sobre medidas preventivas para este problema, algumas de fácil acesso, que pode vir a ser rotina das pessoas, outras um pouco mais complexas porem podem ser realizadas e devem para a melhoria do meio ambiente e das pessoas que nele vivem.

Desenvolvimento

O aquecimento global é um fenômeno climático de grande proporção.É conceituado como o aumento da temperaturamédia em todo o planeta,que teve inicio à aproximadamente 150 anos atrás. Atualmente jáestá comprovado que o mesmo está se agravando consideravelmente, o que se deve em grande parte as atividades humanas, que proporcionamo aumento da concentração de poluentesna atmosfera causando o efeito estufa, este considerado como um forte contribuinte para o problema.

O efeito estufa é o resultado das ações humanas, como por exemplo:Desmatamento, queima de florestas, lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultamda queima de combustíveis fósseis(óleo diesel e a gasolina), poluição industrial entre outros. Logo toda esta poluiçãoabsorve grande parte da radiação solar “aprisionando” ocalor na terra, ou seja,dificultando a dispersão do mesmoo que desencadeia o aumento da temperatura global.

O aquecimento global pode gerar diversas consequências para o planeta e para a humanidade, dentre elas estão: o aquecimento do clima da terra, oaumento do nível dos oceanos, o derretimento das geleiras, catástrofes climáticas como, furacões, ciclones, secas intermináveis onde antes havia água em abundância, enchentes, extinção de milhares de espécies de animais e plantas ocasionando o desequilíbrio dos ecossistemas, incêndios florestais etc.

É um problema que iniciou-se a anos atrás e que hoje prevalece crescendo, isto acontece em consequência das atitudes equivocadas dos seres humanos, e pela falta de consciência em relação ao meio ambiente.

Conclusão

Este trabalho demonstra uma pequena parcela do problema em que vivemos, a situação é desesperadora, precisamos nos conscientizar da gravidade do mesmo para assim desenvolver medidas preventivas e demonstrar para todas as pessoas a importância destas.

Pequenos atos podem ajudar muito nesta situação, como por exemplo:

• Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (biodiesel e etanol).

• Regular os automóveis constantemente para evitar a queima de combustíveis.

• Instalar sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

• Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

• Sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com