TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BAIANO E A GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  31/1/2016  •  Resenha  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

_____________________________________________________________________________________

Encontro com Milton Santos ou: O Mundo Global Visto do Lado de Cá. Direção: Silvio Tendler, produção Ana Rosa Tendler, Rio de Janeiro (RJ): Caliban Produções Cinematográficas, 2006, 1 DVD.

Resenhado por Danilo Santana de Souza ¹

O baiano e a globalização: Dendê, críticas e reflexões

O documentário ”Encontro com Milton Santos ou: O Mundo Global Visto do Lado de Cá” do cineasta brasileiro Sílvio Tendler (2006), traz como tema central de discussão a globalização e seus efeitos para a sociedade, como também problematiza acerca dos impactos do capitalismo sobre as classes menos abastadas, de fácil compreensão o documentário apresenta um verdadeiro olhar diferenciado sobre a globalização e seus enigmas, é muito interessante, pois utiliza um método bastante inteligente, é conduzido por uma entrevista com o geógrafo baiano Milton Santos.

Voltado para estudantes em geral e toda a sociedade que busca entender melhor as mudanças e os fatos ou fenômenos que ocorrem no mundo, a obra se apresenta com conteúdos completos e bastante reflexivos.

 Aborda muito mais do que uma simples descrição ou detalhamento sobre a globalização e seus efeitos, o autor através de Milton Santos sintetiza nesse documentário todo um problema social que está atrelado ao desenvolvimento desse sistema econômico.

No primeiro momento mostra como a globalização se distribuiu ao longo do globo terrestre e como esse processo trouxe para os espaços geográficos novos contornos, novas características e como se deu de uma forma perversa, acentuando a desigualdade no mundo, em especial, nos países que apresentam baixos índices de desenvolvimento, tornando assim, ainda mais desigual as relações entre esses países.

No documentário Milton Santos aponta para a dimensão histórica do colonialismo e mostra como esse processo trouxe consequências negativas para os países que foram colonizados, também faz uma análise sobre o etnocentrismo, na qual o aponta como uma das consequências mais agressivas, oriundas desse processo de propagação da cultura norte-americana.

Em vários trechos do documentário nos é mostrado como a competitividade se tornou uma característica forte desse fenômeno, chamado globalização, fenômeno esse que tornou planetária a economia, diminuiu as distâncias do globo, porém fragmentou-o, deixando os melhores pedaços para os detentores do capital.

” Encontro com Milton Santos ou: O Mundo Global Visto do Lado de Cá” mostra como o espaço geográfico não só revela onde está concentrado os grandes capitais como também, a forma perversa que o capitalismo se materializou no meio social.

Com isso nos é mostrado com muita clareza, os contrastes que marcam a globalização e como mesmo em um mundo globalizado, encontramos inúmeras contradições e desigualdades

Em um trecho final do documentário, Milton Santos faz uma colocação perfeita, onde ele afirma que “Essa sociedade na qual vivemos é só um ensaio; ela nunca existiu”. Nesse sentido, o pensador traduz de forma crítica e brilhante toda uma linguagem que está embutida nas dinâmicas do globo, nos provoca reflexões, após entrarmos em contato com essa obra produzida pela sétima arte e com a contribuição do grande Milton.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com