TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRASIL É NOSSO

Por:   •  17/4/2017  •  Ensaio  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

CURSO DE LICENCIATURA A SOCIOLOGIA

SONIA PERUCI DOS SANTOS LIMA ---------------------------RA 1627993

DOURADOS

2016


INTRODUÇÃO

        Diante de varias diferenças sócias vivenciadas em nossa comunidade cidade e no pais inteiro se faz cada vês mais necessário essa discussão nas escolas ,pois é na escola que se forma opinião cria e mudam se conceitos.

        Estamos vivendo um período critico no qual cresce o desemprego a politica esta em crise e o povo se vê na obrigação de buscar alternativas para melhorarem suas renda, crescendo assim o trabalho informal. Alguns por falta de estudo ou até mesmo de motivação buscam consolo na bebida e nas drogas e aumentam ainda mais o problema social. 

O BRASIL É NOSSO

OBJETIVO

        Problematizar a questão das desigualdades sócias na atualidade, e o problema do desemprego.

        Fazer com que os alunos possam vivenciar de maneira fictícia, através de teatro, musicas e histórias e criar incentivos para que eles possam buscar a melhor situação despertando neles o senso crítico.

        Despertar neles o pensamento e organização diante de um problema, sempre a buscar uma solução para não chegar ao desespero.

        Que eles possam saber e tomar posse do brasil ,o brasil não e dos políticos e eles não podem fazer essa bagunça o brasil é do brasileiro, do índio do branco do negro ,do pobre do rico ,do gordo do magro, o brasil é de todos ,o brasil é nosso.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS

        Ler e problematizar historias como primo pobre e primo rico. Jeca tatu, fazer ,pesquisas na internet sobre a politica brasileira e programas assistenciais

ESTRATÉGIAS

        Formar três grupos de alunos da mesma sala de aula. Para o primeiro grupo pedir que eles elaborem e apresentem um teatro, onde uma determinada família venha sofrendo preconceito constantemente devido pertencer  a uma classe social menos favorecida, e onde o pai perde o emprego, e mostre na dramatização a dor e a reação da família diante da piora do quadro.

        Os dois outros grupos ao assistirem a peça devem questionar e avaliar a situação apresentada pelos colegas e ajudar no plano de ação para que essa família se recupere da crise.

        O segundo grupo deve ler um texto onde contem a historia de uma menina que saiu do interior para conseguir uma vida melhor na cidade grande e se perde na prostituição e nas drogas. O aluno expõe em sala de aula essa história e junto aos colegas achar um meio para ajudar a menina dentro de movimentos sócia governamental, ONGs ou outros existentes em nossa comunidade.

        O terceiro criaria uma musica que aborde o tema de maneira descontraída com livre opção de ritmo encerrando assim  esse conteúdo

DURAÇÃO

        Três aulas de cinquenta minutos

        -a primeira para organizar os grupos e expor a tarefa para cada um do grupo.

        -A segunda para eles se prepararem e elaborarem suas tarefas.

        -A terceira a grande apresentação e encerramento

RECURSOS

        Conseguir matérias recicláveis de baixo custo ( TNT ,jornais, roupas velhas e outros).para realização do teatro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com