TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Behaviorismo:

Quando pensamos na ideia de ter “resposta a um estímulo” na sala de aula, podemos observar que dentre algumas limitações é a de o aluno realizar atividades propostas pelo professor, com interesse em ser recompensado, e então a missão do professor em provocar no aluno o desejo em buscar conhecimento fica comprometida.

Por outro lado, a ideia de ter “resposta a um estímulo”, pode ajudar o professor a coordenar melhor a turma, desde que os alunos sejam tomados pela competitividade, onde um vai querer ganhar do outro, então ficaria fácil oferecer novos conteudos.

Psicanálise:

Para a psicanálise, pode haver um “bloqueio” quando o  aluno, por alguma razão,  mesmo que inconsciente, não estabelecer uma relação de confiança ou mesmo não simpatizar com o professor, e havendo este bloqueio, o aluno não consegue conseguirá absorver as informações transmitidas por este professor , mesmo que estas lhe parecessem interessantes. Então seguindo esta linha, o professor  estabelecendo  relação de afetividade e confiança com seus alunos, tornaria mais fácil a transmissão e dos conteúdos e também a aprendizagem seria mais fácil para os alunos.

 Por outro lado, sendo o professor pode ter consequências desfavoráveis ao tentar criar tais vínculos, pois sendo ele uma pessoa também com sentimentos, pode ser levado a atitudes não profissionais, como  ter os alunos preferidos por ele, ou os que ele tem mais afinidade, gerando um comportamento desigual do professor com os alunos.

Humanismo:

O professor fica  à disposição do grupo de alunos para buscar mais informações, desde que o grupo pretendesse aumentar, seriamente, os seus conhecimentos. Professor e aluno estabelecem uma relação de profundo respeito, sendo cordiais inclusive quando algo lhe parecer desagradável, assim, o processo de ensinar e aprender  vai depender do caráter individual do professor e do aluno,  em como eles se relacionam  um com o outro. Neste caso, a característica básica que um professor deve ter é a habilidade de compreender-se e compreender os outros e a realidade em que vivem, usando a realidade social dos alunos como ponto de partida para a aprendizagem.

Por outro lado a escola não oferece condições de desenvolvimento dessa metodologia, já que nela o professor leva  o processo de didática sem repertórios, e atualmente o professor tem que trabalhar preso a planos de aula e conteúdos programáticos.

tro das instituições escolares. Possibilita ao professor um maior dinamismo em sua atuação, ou seja, partindo do conhecimento da realidade do aluno, o professor o coloca diante de situações-ploblema realmente relevantes para a sua vida. As instituições formadoras de docentes não preparam, porém, os profissionais para atender a essas demandas. Tampouco o sistema de ensino oferece condições ideais para a aplicação dessa prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com