TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Encontro De Planejamento Urbano Do Alto Tiete

Por:   •  20/11/2018  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

1º Encontro De Planejamento Urbano Do Alto Tiete

Dia 17 de outubro de 2018 no Auditorio CEMFORPE foi feito o primeiro encontro de planejamento Urbano do Alto Tiete criado pelo CONDEMAT onde foi convidado o Professor Joaquim Sabaté, atualmente pesquisador e professor da Universidade Politécnica da Catalunha.O encontro teve como objetivo mostrar e exemplificar que é possivel se fazer um plano urbano na Região do Alto Tiete e trazer equilibrio entre os municipios com a ajuda administrativa , politica , econimica e social.Buscando soluções em conjunto para o auto desenvolvimento da região.

Sendo assim o convidado e palestrante  Prof º Joaquim Sabaté expôs para nós seus metodos de estudo e diagnostico de projetos urbanisticos. No decorrer da palestra ele sempre mostra etapas e divisões que devem ser feitas no processo de analise para se entender e melhorar a cidade e no inicio aborda também que existem requisitos que são fundamentais para a mudança da cidade, sendo eles;

  1. Uma forte vontade politica
  2. Objetivos claros e acordados
  3. Uma metodologia rigorosa.

Junto com esses 3 pontos ele exemplifica a Holanda que teve como estrategia a união das regiões destacando em cada uma delas seu ponto mais forte criando assim um laço entre elas e mantendo a competitividade com outros paises e não internamente.

Em seguida Professor começa a mostrar sua tecnica para gerar o planejamento territorial, ele demostra por um mapa divido por camadas sendo elas ;[pic 1]

  1. Forma Do Territorio

O proprio territorio já pode ser o norte do planejamento, o professor fala que se deve perguntar ao territorio o que ele quer ser , qual a sua vocação.Além de se fazer essa pergunta se deve saber o que se pode alterar e o que deve manter sendo assim ter uma conversação com a parte ambiental e respeitando assim as áreas que devem ficar protegidas.

  1. Infraestrutura

Analisando a infraestrutura se pode ver onde está as áreas de maior carencia e os grandes centros podendo assim gerar conexões e conjutamente melhorar as areas necessarias. Obtendo de forma macro o equilibrio.

  1. Assentamento E Atividades Economicas

Nesta camada se faz uma busca de unidades significativas no território nao tendo especificação de uso apenas sua importancia para a malha somado a isso se faz um reconhecimento da terra analisar seu crescimento e valor presente e futuro.

  1. Patrimonio Cultural

Denominado como patrimonio cultural porem não necessariamente apenas cultural, essa camada tem um objetivo criar uma linha de historica , um segmento historico, pegando locais , pontos estratégicos, que são potenciais para a cidade que são importantes para o movimento e crescimento da mesma e juntando-os de forma que virem a linha central e de conexão da região.

  1. Cartografia Social

Aqui se juntas as camadas anteriores e analisa quais são os problemas que se tem na região e ver como a sociedade se comporta com isso e quais são os problemas prioritarios para serem desenvolvidos e resolvidos.

No final Professor Joaquim mostra que não se deve ter apenas uma visão para o futuro e sim varias , não se pode limitar a cidade apenas a um futuro solido ela é um organismo vivo que ao passar do tempo se altera e tendo varias possibilidades se pode criar um futuro para a cidade com mais caminhos, sendo esses caminhos já pensados e planejados com todos os agentes necessarios.Sabaté fala tambem que a figura gerada no final não importa desde que ela supra as necessidades e solucione os problemas presentes e futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com