TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Por:   •  1/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Curso de Psicologia - PSN – Avaliação Psicológica

1- Defina avaliação psicológica. R: É um processo feito em etapas, busca por meio de métodos e técnicas classificar comportamentos para que o indivíduo possa conhecer seus fenômenos psicológicos. Sempre é um processo científico sendo muito importante ter o conhecimento sobre as variáveis que constituem o fenômeno.

2- Diferencie avaliação não profissional de avaliação profissional. R: Avaliação não profissional: Essa avaliação é feita por todos nós, ela é necessária a nossa sobrevivência, nesse tipo de avaliação o ser humano interpreta o comportamento das outras pessoas para que possa se adaptar e comportar-se de maneira que esteja inserido no meio em que vive e neste poder sobreviver nas suas relações com as outras pessoas. Nessa avaliação não existem métodos ou técnicas, sendo assim o que ocorre também com muita frequência em nosso dia a dia é tirar conclusões erradas, porque não avaliamos da maneira correta. Avaliamos sempre o comportamento das pessoas com base no nosso sistema de expectativas.

Avaliação profissional: Com a modernização da sociedade como um todo se fez necessário a avaliação das pessoas de uma forma mais precisa, porque essas avaliações são base pra tomadas de decisões que vão afetar diretamente a vida dessas pessoas. A avaliação psicológica afeta todas nossas atividades humanas, dessa forma a avaliação passou a ser uma habilidade primordial do psicólogo. Mas para que essa avaliação seja feita de forma coerente e correta o profissional deve fazer uso dos métodos e técnicas psicológicas com base científica. Portanto, avaliação profissional é aquela que é feita por um profissional que usa essas técnicas, métodos e testes.

3- Qual a contribuição de Galton e Binet para o surgimento da avaliação psicológica? R: Galton: Na Inglaterra Francis Galton foi o pioneiro no estudo das diferenças individuais, e na década de 1880, Galton visava à avaliação das aptidões humanas através da medida sensorial, ele acreditava que as operações intelectuais poderiam ser avaliadas através de medidas sensoriais, dessa forma ele dizia que se nossos sentidos estivessem em perfeito funcionamento nossas operações intelectuais seriam as melhores. Sua contribuição ocorreu em três grandes áreas: criação de testes antropométricos, criação de escalas de atitudes e desenvolvimento e simplificação de métodos estatísticos. 

Binet: Alfred Binet, na década de 1900 teve seu interesse voltado na avaliação das aptidões humanas visando mais a área acadêmica e da saúde. Binet foi quem se encarregou de criar o método para avaliar de retardo mental. Ele buscava em seus estudos e pesquisas os processos mentais mais complexos como memória e compreensão verbal. Binet avaliava o julgamento e capacidade de raciocínio.

4- A que se refere a demanda? R: A demanda da avaliação psicológica pode vir de várias formas, pode ser um sofrimento na vida da pessoa e essa busca por essa ajuda a fim de ser diagnosticado o que lhe incomoda e lhe causa sofrimento. Pode ser uma solicitação da escola para um aluno cujo desempenho não está sendo como o esperado. Toda e qualquer atividade que o indivíduo esteja fazendo/passando e percebe-se que o mesmo está com prejuízo no seu desempenho e este lhe causa sofrimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com