TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COLEGIADO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Por:   •  7/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO [pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

COLEGIADO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 – Vitória - ES - Brasil - Telefone: (27) 4009-2700

RELATÓRIO DE ATIVIDADE

1. IDENTIFICAÇÃO

TEMA/ESPAÇO: Dia de Integração

RESPONSÁVEIS: Julia, Maria Helena, Karen e Milena

DATA: 07 de julho de 2021

LOCAL: Google Meet

2. DESCRIÇÃO

A forma como e caloure é recebide e acolhide nas primeiras semanas de aula de uma universidade demonstra parte significativa da integralidade da instituição de ensino e é de grande importância na relação do recém ingresso com este espaço, com o curso escolhido e com outres estudantes. Pensando nisso, o “Dia de Integração”, se configura como um espaço importante de interação que pode influenciar de maneira significativa para a permanência des estudantes no curso e na universidade, o “Dia de Integração” tem como objetivo apresentar e integrar es noves estudantes ao curso de Serviço Social da UFES. Nesse sentido, são apresentados os docentes, os núcleos de pesquisa e extensão, e também, as principais atividades vinculadas ao Departamento de Serviço Social.

Para a realização da atividade foram utilizadas músicas, poesias, exibição de vídeo, roda de conversa, falas interventivas e perguntas geradoras de forma crítica a partir da realidade concreta.

A atividade sucedeu-se em quatro momentos: O primeiro foi um breve apresentação des professores, onde es docentes recepcionaram es caloures com mensagens acolhedoras e breve explicitações sobre o curso e a profissão, além de explanarem um breve relato sobre sua área de atuação e as disciplinas que ministram no decorrer do curso. Posteriormente, no segundo momento, foi exibido um vídeo sobre a luta do Serviço Social pela garantia de direitos, e sua importância dentro dos movimentos sociais. Além disso,  expor como está a situação do prédio do curso, com muitos entulhos, lixos e como esse espaço era um espaço movimentado e de luta antes da pandemia.  

O terceiro momento foi uma roda de conversa, se deu um diálogo sobre as vivências no ensino remoto, as dificuldades que es estudantes e professoras/es estão passando, como estão lidando com ensino remoto. Foi um momento aberto para que quem se sentisse a vontade manifestassem os seus anseios e sentimentos em relação às dificuldades impostas pela pandemia e ao contexto acadêmico.

O quarto e último momento foi o “eu protesto” e o “show de talentos” que são atividades características do Dia de Integração do PET Serviço Social. O “eu protesto”, é um momento em que o microfone fica aberto para todes que estão presentes na atividade e que se sentirem à vontade, se manifestar contra algo, e o “show de talentos”, é um momento em que es incrites para essa atividade, façam uma apresentação artística. Todes que se apresentaram, receberão um brinde de participação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (306.7 Kb)   docx (193.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com