TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DA SUSTENTABILIDADE

Trabalho Universitário: O CONCEITO DA SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  4.309 Palavras (18 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Os princípios do desenvolvimento sustentável são muito importantes, por isso, acredita-se que o crescimento econômico de uma empresa está baseado na relação ética e social responsável juntamente com o meio ambiente e com todos os públicos com que se relaciona: colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas, governos e sociedade.

Vamos entender o que é Sustentabilidade e qual a sua importância para o melhor e crescimento ambiental do Mundo, qual é o conceito, qual é a importância e sua definição.

Veremos também, empresas que trabalham com esse objetivo e quais são seus benefícios para a economia e seu desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O que é Sustentabilidade:

Sustentabilidade é dar suporte a alguma condição, em algo ou alguém, é a condição para um processo ou tarefa existir. Atualmente, o termo é utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas e etc.

Sustentabilidade virou um tema essencial atualmente, e é utilizado para chamar diversos produtos e serviços, por exemplo, existem carros com conceito de sustentabilidade, prédios, empreendimentos, e até mesmo roupas. É um conceito para mostrar que o produto foi fabricado feito sem danificar ou prejudicar o meio ambiente, é ecologicamente correto, não polui, não foram utilizadas madeiras de locais proibidos, e etc.

Existem diversos conceitos ligados a sustentabilidade, como crescimento sustentado, que é um crescimento na economia constante e seguro, gestão sustentável, que é dirigir uma organização valorizando todos os fatores que a englobam, e é essencialmente ligado ao meio ambiente.

Sustentabilidade Empresarial

Cada vez mais as empresas se preocupam com o meio ambiente, e ao mesmo tempo é uma estratégia. Nas empresas, sustentabilidade está ligada diretamente com responsabilidade social, tornou-se inclusive uma vantagem competitiva. A empresa que se preocupa com a sustentabilidade é aquela que cuida do Planeta, preocupa-se com a comunidade, com o meio ambiente, e é sempre bem-visto aos olhos do público.

Sustentabilidade Ambiental e Ecológica

Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.

Sustentabilidade. Este termo tão falado e discutido atualmente está cada vez mais presente na realidade das empresas. Mas, será que elas estão realmente engajadas nessa causa ou é pura pressão de consumidores e “stakeholders” (qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto)?

É certo que a sustentabilidade dentro das empresas ainda deve ser motivada por várias questões, como regulação de leis, de valores morais e de regras de conduta e, além disso, podemos dizer que até pouco tempo atrás os consumidores, a comunidade e os colaboradores não eram considerados elementos essenciais para o desenvolvimento e atuação das empresas no mercado. Tal cenário foi se modificando aos poucos e esse lado do capitalismo foi sendo transformado. As empresas tiveram que ir se adaptando e os consumidores, acionistas e a comunidade foram exercendo um papel cada vez mais influente nessa mudança enfrentada pelas corporações em todo o mundo.

Hoje, acionistas exercem um maior controle sobre as organizações no que tange às suas decisões de investimentos, pela recusa por parte de muitos de investirem em empresas e setores que causam, por exemplo, danos ao meio ambiente ou qualquer outro dano que atinja alguma das partes interessadas da empresa, seja ela qual for. Do outro lado, estão os consumidores, cada vez mais atentos e mais exigentes no processo de tomada da decisão de compra. A tendência é de se ver consumidores socialmente responsáveis, exigindo das empresas produtos e serviços engajados nessa causa, melhoria contínua em seus processos e produtos e comprometimento com todas as partes interessadas. Muitas empresas, dentro desse panorama, se veem constrangidas com toda essa mudança de paradigmas e valores dos que lhe cercam e então agem em prol da sustentabilidade, nesse sentido.

As empresas têm em mente que precisam cuidar do futuro e de que passar os males da nossa sociedade para as próximas gerações é algo imoral na sociedade de hoje. Mas, elas também sabem que se não fossem pelos consumidores, pela comunidade e pelos acionistas, os passos dados em direção pela busca de negócios mais sustentáveis não seriam os mesmos. A crescente busca pela sustentabilidade empresarial depende muito de ações sustentáveis do ponto de vista social e ambiental, pois do outro lado, estão consumidores e acionistas prontos para penalizar as empresas e defender a causa ambiental. O avanço tende a ser enorme conforme as corporações forem introduzindo em suas estratégias competitivas cada vez mais o lado social e ambiental e, com certeza, teremos em um breve futuro, corporações que verão a responsabilidade social e ambiental como uma prática rentável e não haverá mais suspeitas quanto suas “boas” ações, uma vez que um bom negócio, será um negócio sustentável.

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

— Relatório Brundtland

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com