TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTRATO SOCIAL

Por:   •  22/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

Em sua obra “O Contrato Social”, Rousseau pretende discutir se pode haver alguma regra de administração em relação aos homens como eles são e as leis como estas poderiam ser, de maneira segura e autentico. O autor acredita que o homem nasceu livre, porem se encontra enraizado em uma ordem social que serve de base para a sociedade, sendo esta uma convenção humana, sem origem natural.

Referindo-se à origem das sociedades, o autor afirma que a primeira e a mais antiga fora a família. Isto, pois, quando há uma necessidade em conjunto, de cuidados e recursos, ao permanecerem juntos se cria laços naturais entre pais e filhos. Então, mesmo quando a necessidade é suprimida, a permanência dos indivíduos na sociedade é compreendida.

Rousseau afirma que “força” e “direito” não se correlacionam, isso pois a força de um, no caso o mais forte, é a que obriga a obediência de outros, mais fracos. Por isso a força não é um direito já que obriga tal obediência, não sendo algo natural.

, o autor define o governo como corpo intermediário entre os súditos e os soberanos e sua relação, sendo também encarregado da execução de leis, conservação da liberdade civil e politica. Assim o governo é de exercício do poder executivo, e na sua administração são os príncipes e magistrados. Rousseau também afirma que se por acaso algum súdito se recusar a obedecer ao soberano, provavelmente o Estado caia no despotismo ou na anarquia. Pode-se relacionar que, quanto menor as vontades particulares se relacionarem à geral, mais força repressora deve aumentar. Para um governo estável, é necessário o governo acompanhar a sociedade, isto é o governo deve ser mais forte à medida que o povo se torna mais numeroso. Rousseau difere o Governo e o Estado, sendo o primeiro não existe sem seu soberano, e o segundo existe por si mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com