TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  16/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Relatório de estágio 1

Thawanny Cristina

        2011240020

Rio de janeiro, 26 de junho de 2014.

  1.  Apresentação

O presente estudo irá retratar a atividade do Serviço Social no contexto hospitalar urgência e emergência, abrangendo as esferas psicossocial, econômica, profissional, reabilitacional e educacional, contribui para uma melhor qualidade do atendimento médico hospitalar, em consequência tratamento holístico para o paciente.

Assim é fundamental a inserção do Serviço Social na equipe de saúde contemplando a realidade de seu paciente e da família como objeto de intervenção, subsidiada nos princípios do respeito, da participação e da cidadania.

  1. Análise institucional do campo de estágio

  1. A dinâmica institucional do campo

A Unidade de Saúde Dr. Mario Bento é um órgão público, administrada pela Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), sito a Rua Barão do Rio Branco, s/nº, no bairro Jacutinga, cumpre com qualidade a missão de atendimento de urgência e emergência de baixa complexidade em clínica médica e pediatria. Têm como objetivo acolher usuários em situação de vulnerabilidade social, violência doméstica, prestando orientações da assistência e previdência social, auxílio na elaboração do planejamento de familiar e no acompanhamento, controle, avaliação e auditoria dos serviços de saúde prestados. Promovendo a inserção do sujeito a sociedade com dignidade, respeito e cidadania, encaminhando a rede de atendimento e referência, composta pelos: Sistema Único de Saúde (SUS); Sistema Único da Assistência Social (SUAS); Centro Especializado de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS); Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Centro de atenção Psicossocial (CAP’S); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAP’S AD) e Conselho Tutelar.

  A Unidade está setorizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)- baixa/média complexidade.

Os insumos e equipamentos devem ser aqueles necessários para o atendimento das prioridades definidas para a saúde local, com a garantia dos fluxos de referência e contra-referência aos serviços especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico, ambulatorial e hospitalar.

“Não devemos nos esquecer de que no setor da saúde gerenciamos recursos escassos para necessidades ilimitadas. Gerenciar esses recursos de forma adequada nos remete à responsabilidade de planejar adequadamente, de modo que os objetivos operacionais convirjam em direção à realidade sanitária dos cidadãos que utilizam esses serviços.” (TANCREDI F.B.; BARRIOS S.R.L.; FERREIRA J.H.G. 1998).

Após o conhecimento da situação de saúde e da oferta de serviços de saúde já existentes, devem elaborar-se propostas de intervenção, envolvendo reorientação da estrutura do sistema, modificação, ampliação ou criação de novos serviços, bem como de programas de saúde a serem desenvolvidos em cada região, abrangendo todos os níveis de atenção, atentando para as necessidades de otimizar custos, aumentar a eficiência na realização dos atendimentos, com o objetivo final de melhoria dos níveis de saúde da população e de seu bem estar.

  1. Os agentes institucionais

A Unidade de Saúde Dr. Mario Bento é composta por uma equipe multidisciplinar com diretor médico geral, diretor administrativo, coordenação de equipes: SESO, enfermagem, técnico de Enfermagem e fisioterapia, com carga horária de plantão 24h.

Os demais setores são diretamente subordinados ao diretor administrativo: cozinha, auxiliar de serviços gerais, motorista (da ambulância), faturamento e epidemiologia, trabalhando diariamente, em exceção ao motorista que realiza plantão 24h.

A unidade é equipada com 24 leitos de enfermarias masculina e feminina, 04 leitos de pacientes graves (salas amarela/vermelha) e 03 leitos destinados a porta de entrada para saúde mental do município. As salas são equipadas com respiradores, monitores cardíacos e desfibriladores, utilizados naqueles que chegam em estado considerado crítico. A Unidade de Saúde Dr. Mário Bento garante através do Núcleo Interno de Regulação (NIR) a transferência dos pacientes que necessitam de acompanhamento que não possui na complexidade da unidade. O NIR é um grande avanço na gestão, já que a ferramenta permite que o serviço de transferência seja feito com democracia e agilidade.

  1. Os programas e projetos desenvolvidos

As demandas apresentada na Unidade são espontâneas, ou seja, trata-se de um plantão social de urgência e emergência. Entretanto, com os avanços do SUS, contamos com programas e equipamentos que contribui na melhoria dos níveis de saúde da população assistida. Destacaremos os mais acionados na região, são eles:

  • PAIF(Programa de Atendimento Interno a Família) - CRAS
  • PSF (Programa Saúde da Família) ou ESF (Estratégia Saúde da Família)
  • PAD (Programa de Atendimento Domiciliar)
  • Programa de DST - UBS
  • PNI (Programa Nacional de Imunizações)
  • Programa de Leite - CRAS
  • Programa de Fraldas - CRAS
  • Programa de hanseníase e Tuberculose - UBS

Para que os pacientes e familiares sejam contemplados nesses programas, o SESO é acionado para contribui no acesso dos mesmos, isto se dá através instrumentos, como entrevistas, visitas ao leito, acolhimento dos acompanhantes, avaliação e intervenção multiprofissional, onde o Assistente social busca o desvelamento da situação vivida pelo paciente e sua real necessidade. Os pacientes em vulnerabilidade e/ou risco social, com ou sem vínculos familiares, caberá ao Assistente social viabilizar os acessos e encaminhamentos aos programas supracitados.

  1. As formas de organização do trabalho do assistente social

  1. A inserção dos assistentes sociais nos programas e projetos institucionais

O exercício profissional do Assistente social é intervir nos conflitos institucionais, na realidade dos usuários em situação de vulnerabilidade social, população em situação de rua, violência domésticas, abandono e negligencia de idosos, questões relacionadas a crianças e adolescentes e a pacientes da saúde mental (unidade é porta de entrada do município), observando a necessidade de encaminhar aos benefícios assistenciais/LOAS.

 

Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com