TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Democracia

Por:   •  21/9/2015  •  Resenha  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito de Democracia

Não existe um significado exato para o termo democracia, sabe-se que a democracia foi criada nas antigas polis na Grécia como uma solução política direta “Se houvesse um povo de deuses, esse povo se governaria democraticamente”. Com tais palavras, repassadas de pessimismo, mostra Rousseau, no Contrato Social um dos mais respeitáveis e sábios filósofos da modernidade possui duvidas de que seja possível ao homem lhe ser propriamente conveniente, pois em sua opinião um governo humano de forma alguma será perfeito e ele ainda afirmou que nunca houve, assim como nunca haverá verdadeira democracia, pois de modo algum pessoas conseguem governa a si mesmas.

Se for examinado a fundo o desenvolvimento da democracia, partindo-se do conceito de que ela deve ser o governo do povo, para o povo, verificar-se-á que as formas históricas referentes à prática do sistema democrático tropeçam por vezes em dificuldades. O filosofo Russel dia que quando escuta-se dizer de democracia se pergunta se existe um homem que realmente esteja preparado para ser um ditador,ou um soberano acima de todos.

 

Churchill dizia que o governo democrático é a pior forma de governo que existe,colocando como exceção todas as outras formas de governo já experimentadas,o que de certa forma esta em concordância com as palavras de Rousseau de que o homem não é capaz de governar a si mesmo.Porém o filosofo Clemenceau discorda dos outros pensadores dizendo que por pior que seja a democracia a ditadura era ainda pior pois ela assim como um tumor apodrece de dentro para fora destruindo a sociedade.

Não importa de que forma chamamos ou que nomes damos a democracia. ela possui tamanha força e até mesmo certa popularidade que se torna raro e difícil encontrar uma sociedade,um governo ou um estado que não se nomeiem democráticos.Procurar um real significado para a palavra democracia seria tão difícil quanto encontra-lo para a palavra religião.Entretanto Bryce se arrisca em defini-la como o governo no qual o povo impõe sua vontade de todas as questões importantes.

Mas sem duvida alguma a mais genial, bela e profunda a ponto de ser até mesmo poética definição de democracia já dita foi a de Lincol,de que a Democracia se trata de governo do povo,pelo povo e para o povo,uma forma de governo que não irá perecer e desaparecer da face da terra.Sendo assim dita como uma forma de oração política genialmente dita pelo mais respeitável presidente americano.

Democracia Direta

O principal local em que foi desenvolvida a democracia direta foi em Atenas, na Grécia. A democracia antiga era a democracia de uma cidade, de um povo que desconhecia a vida civil, que se devotava por inteiro à coisa pública, que deliberava com ardor sobre as questões do Estado, que fazia de sua assembleia um poder concentrado no exercício da plena soberania legislativa, executiva e judicial.

O direito de participar da criação das vontades políticas era algo que uma grande  minoria obtinha,apenas os poucos homens livres eram privilegiados.Alguns autores afirmam que nunca houve de fato uma democracia verdadeira na Grécia,na verdade era apenas uma aristocracia democrática onde apenas os mais privilegiados da sociedade podiam de fato participar da política local.

as condições que consentiram ao Estado-cidade da Grécia ter em funcionamento aquele sistema de democracia direta eram em primeiro lugar, a base social escrava, que permitia ao homem livre ocupar-se tão somente dos negócios públicos, numa militância rude, exaustiva, permanente, diuturna.Nos deparamos outra condição social que compelia o cidadão grego a conservar aceso o interesse pela causa da sua democracia e a valorar aquela ponta de participação soberana com que sua vontade entrava para moldar a vida pública, a vida da cidade.Os gregos consideravam democracia aquelas Formas de governo que garantissem a todos os cidadãos a isonomia, a Isotimia e a isagoria, e fizessem da liberdade e da sua observância a Base sobre a qual repousava toda a sociedade política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com