TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Ética, Moral e Bioética

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade: Pitágoras 

Curso: Fisioterapia – II período (matutino)

Disciplina: Ética e Deontologia

Professor: Gustavo Pires

Aluno: Andrei Cuzuioc

ESTUDO DIRIGIDO

Dionis Machado et al. A formação ética do fisioterapeuta. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 20, n. 3, p. 101-105, jul./set. 2007

  1. Conceitue Ética, Moral e Bioética.

O termo moral é um conjunto de normas, preceitos e regras de conduta. As normas estão orientadas para a sociedade considerando seus aspectos religiosos, políticos e econômicos. Não se afirma necessariamente a existência da moral na presença da ética.

Ética vai além do conceito da moral. Exige reflexão sobre os valores morais e considera a razão como base para definir as regras. A ética requer que os seres humanos sejam tratados por igual sem interesses. Pode ser entendida como um mecanismo de regulação das relações sociais, que tem por objetivo garantir a coesão social e harmonizar os interesses individuais e coletivos.

Já a bioética é um estudo da conduta humana na área das ciências da vida e dos cuidados à saúde.

  1. Quais são os 4 princípios da bioética? Fale sobre cada um.

Os 4 princípios da bioética são: beneficência, não maleficência, autonomia e justiça.

1 Beneficência: significa “fazer o bem”, esse princípio propõe oferecer ao paciente o melhor atendimento e uso de técnicas, considerando suas necessidades físicas, psíquicas e social.

2 Não maleficência: significa “não fazer o mal". O fato de pensar em minimizar o mal, já se faz o bem. Saber ponderar seus atos, condutas e uso de técnicas, evitando qualquer erro ou qualquer atitude que coloque o paciente em risco, contribuindo, para o restabelecimento e a promoção de sua saúde.

3 Autonomia: Este princípio baseia-se na liberdade e na informação. Autonomia refere-se que o paciente possa decidir sobre a própria vida, dá a condição de agente e retira a condição de passividade. Caso o paciente não tenha condições de autonomia, um familiar ou responsável assume esta responsabilidade.

4 Justiça Esse princípio se refere à igualdade e à justiça. Tendo em vista que cada indivíduo tem suas próprias necessidades, deve-se respeitar com imparcialidade o direito de cada um.

  1. Qual a relação existente entre a bioética e a construção do sujeito ético?

O ser humano não nasce pronto, ele vem se desenvolvendo, formando-se uma pessoa ao longo das fases de crescimento da sua vida. Portanto a importância da ética na vida dele para ser uma pessoa que convive em harmonia com os outros. 

A pessoa, é dotada de liberdade, responde às circunstâncias mediante prévia reflexão e não instintivamente como as demais espécies. Esta liberdade deve vir acompanhada pela responsabilidade, pois, ao fazer escolhas, ele deverá estar apto a arcar com suas consequências. O sujeito ético percebe esta questão e além de preocupar-se em fazer o bem, preocupa-se em não cometer o mal.

  1. Qual o papel da educação para a construção do sujeito ético ?

A educação tem um papel fundamental para o ser humano. Esta sendo um processo constante, não depende da idade. Extrai o potencial máximo do sujeito e o capacita à aquisição de habilidades; não se resume em transferência de conhecimentos, mas sim em criar possibilidades para a construção e produção de conhecimentos. Um papel muito importante na educação dos alunos tem o educador. Ele deve despertar no educando sua capacidade de observação, análise e julgamento. Acima da competência, cultura e conhecimentos técnicos, o educador deve se destacar pelo comportamento ético, por servir de exemplo em que os alunos possam se espelhar para ser os futuros professionais engajados e que tenham uma cultura ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com