TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conselho Federal de economia e os CORECON´s

Por:   •  14/2/2017  •  Ensaio  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

SLIDE 1

A regulamentação da profissão ocorreu somente com a publicação da Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951 e recebeu a sanção pelo presidente da República, Getúlio Vargas. A mesma lei criou o COFECON- Conselho Federal de economia e os CORECON´s – conselhos Regionais de Economia

SLIDE 2

A profissão do economista não é limitada a atividades técnicas, pois o profissional é capaz de correlacionar os aspectos técnicos às necessidades de distribuição e produção da sociedade em um contexto nacional e global

Objetivo:  obter as melhores soluções dentro dos diversos cenários econômicos, políticos e sociais existentes. (melhorar a distribuição dos recursos)

SLIDE 3

Em síntese, o Economista é um profissional que a partir de um bom domínio da Ciência Econômica está capacitado para intervir no processo social, oferecendo a melhor contribuição particular sobre aspectos que são específicos de sua profissão.

SLIDE 4

Algumas áreas de atuação estão detalhadas abaixo:

Elaboração da Viabilidade Econômica de Projetos: O economista é responsável pelo estudo de mercado e comercialização, estudos de custos e receitas, de tamanho ou escala de projeto. Ele verifica a viabilidade ou não de um projeto. Também avalia as fontes financeiras, localização do projeto, margem de lucro, rentabilidade, etc.

SLIDE 5

Economia de Empresas: Nessa área o economista pode desenvolver pesquisas e trabalhos tanto no sentido macroeconômico quanto na microeconomia. O economista está apto para elaborar planejamentos estratégicos, estudos de mercado, departamento financeiro, etc. Ainda analisa a questão do desenvolvimento socioeconômico e gestão empresarial.

SLIDE 6

Orientação financeira: Analisa os tipos de investimentos que são rentáveis e as aplicações que podem ser feitas. Observa a perspectivas do mercado, elaboração de orçamentos, receitas e despesas, projeção de resultados, futuros ou presentes.

SLIDE 7

Mercado Financeiro: Bancos, corretoras, seguros, distribuidores e no mercado financeiro das empresas. Nos bancos os economistas acompanham a conjuntura econômica da empresa, realiza estudos de mercado para identificar futuros clientes e avalia a concorrência, o planejamento e a programação empresarial frente aos planos econômicos. No setor financeiro analisa os fluxos de caixa, orçamentos de investimentos e de despesas correntes, propõe e analisa projetos e contatos com órgãos públicos. Também pode trabalhar no mercado de títulos e valores imobiliários.

SLIDE 8

Consultoria e Assessoria: Aqui ele presta serviços como gestão e análise econômica, planejamento estratégico, estudos e pesquisas         de mercado, projetos e organização, estudos e análises macro e microeconômicas, economia interna e externa, preços/custos, tarifas e mercados financeiros, etc. A vontade das pessoas de terem seu próprio negócio e as vantagens da terceirização para as empresas e órgãos provocaram o aumento na prestação de serviços de consultoria e assessoria. Neste setor, as atividades dos economistas podem ser classificadas como esporádicas, diárias e mensais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com