TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conselho de Serviços Sociais e Políticas Públicas

Seminário: O Conselho de Serviços Sociais e Políticas Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 8

Serviço Social

8ª Série Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico

de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e

eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes

Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas

práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação

intelectual.

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a

serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as

competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA

Marciene Aparecida Santos Reis Faculdade Anhanguera de Campinas – FAC 3

.

Serviço Social – 8ª Série - Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas

Marciene Aparecida Santos Reis

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.

 Identificar e compreender os conselhos gestores nas esferas públicas.  Fundamentar o conceito de gestão pública.  Estudar as bases conceituais de participação popular, conselhos municipais, governança local e representações.

Produção Acadêmica  Reflexão de textos e sistematização de textos parciais com os apontamentos das pesquisas realizadas.  Elaboração de proposta de intervenção social.  Produção de uma revista virtual com reflexões desencadeadas ao longo do estudo.

Participação Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até seis participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial. Essas equipes, que serão mantidas durante todas as etapas, deverão entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros na unidade.

Padronização O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado1 com o seguinte padrão: em fonte Times New Roman ou Arial tamanho 20 para título, 16 para subtítulo e 14 para o texto dos slides; com até 15 slides, sendo: 1. Capa - o primeiro slide deverá conter:  logo oficial da Anhanguera Educacional – Uniderp;  nome de sua Unidade de Ensino (Polo), Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do tutor a distância;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação. 2. Introdução – apresentar de forma breve o tema pesquisado. 3. Desenvolvimento – abordar as etapas pesquisadas. 4. Considerações finais – apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa. 5. Referências bibliográficas – indicar as fontes de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Serviço Social – 8ª Série - Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas

Marciene Aparecida Santos Reis

Pág. 3 de 7

DESAFIO

O presente desafio consiste na produção de uma revista virtual, em slides, que contemple os estudos voltados aos Conselhos Gestores de Políticas públicas, bem como a participação popular visando à efetiva democratização da sociedade para o planejamento, formulação e programação de políticas públicas e o cumprimento de suas funções. Este desafio torna-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico, e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.

Objetivo do Desafio Produção de uma revista virtual.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos de Conselho Gestor e de Governança, refletindo sobre as formas de organizações administrativas que possibilitam a participação do povo na gestão das políticas públicas e que favoreçam a sua comunidade. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Pesquisar em diferentes fontes bibliográficas (revistas científicas, livros técnicos, artigos e sites institucionais) sobre o significado e a importância dos conselhos gestores.

Sites sugeridos para pesquisa  Conselhos Gestores. Observatório de Gestão Pública Participativa. Disponível em: <http://ogpp.gid-ufs.org/glossario/conselhos-gestores/>. Acesso em: 28 maio 2013.  Conselhos Gestores. Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Disponível em: <http://www.seia.ba.gov.br/seuc/conselhos-gestores-0>. Acesso em: 28 maio 2013.  AZEVEDO, Eder Marques de. Os Conselhos Gestores no controle popular das políticas públicas. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 887, 7 dez. 2005 . Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/7691>. Acesso em: 28 maio 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com