TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento Populacional E Econômico De Bom Jesus - PI A Partir Da década De 90

Pesquisas Acadêmicas: O Crescimento Populacional E Econômico De Bom Jesus - PI A Partir Da década De 90. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 2

O município de Bom Jesus localizado no Sul do Estado do Piauí, nos últimos anos tem sido destaque no cenário econômico. Além disso, o município teve aumento da população devido a chega de pessoas de outras regiões do país.

Conforme dados do IBGE, em 2010 a cidade possuía 22.629 habitantes sendo que atualmente estima-se uma população de 23.826 habitantes. Nesse sentido, ressalta-se que esta é a população residente, ou seja, que tem moradia fixa no município, pois o fluxo de pessoas pode chegar de 30 a 40 mil se levarmos em consideração a média de pessoas que circulam por dia principalmente na zona urbana. Além disso, a cidade teve grandes avanços no setor econômico tidos a partir da década de 90 quando tivemos a chegada de famílias vindas de outras regiões do Brasil.

Conforme a Wikipédia (2013), “a cidade de Bom Jesus tem passado por um período de rápido crescimento populacional e econômico em função da expansão na área agrícola.” Ainda segundo a Wikipédia “na década de 1990, produtores de grãos, principalmente de soja do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Uruguai e Paraguai começaram a chegar e a cultivar soja nos cerrados do Piauí.” Nesse sentido, o que parecia impossível para os bom-jesuenses passou a ser uma realidade, pois muitos acreditavam que os cerrados piauienses não teriam tanto potencial ao ponto de o município se destacar no cenário nacional.

Nesse aspecto, no que se refere a economia, a iniciativa de pessoas de outras regiões do estado e do país principalmente da região sul do país a exemplo dos gaúchos contribuiu bastante para o desenvolvimento do município. Com a chegada dessas famílias no município as portas do desenvolvimento se abriram aumentando a renda das famílias e consequentemente a qualidade de vida. Ao se instalarem com suas famílias em Bom Jesus, esses migrantes abriram espaço para a comercialização de produtos específicos de sua cultura, tais como: soja, arroz e algodão. Com isso, houve a instalação de novas empresas e o surgimento de novos segmentos de mercados, tais como: empresas no setor de serviços agropecuários e venda de máquinas e insumos agrícolas impulsionando assim a economia da região.

Por fim, o município de Bom Jesus é um grande potencial agropecuário que a partir da década de 90 com a chegada dos primeiros migrantes vindos do sul do Brasil tem mostrado a força de sua economia. Com isso, a riqueza existente tem atraído pessoas cada vez mais aumentando a população do município.

REFERÊNCIAS

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Piauí: Bom Jesus. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=220190> Acesso em: 28 de nov. 2013.

BOM JESUS (PIAUÍ). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Bom_Jesus_(Piau%C3%AD)&oldid=37077237> Acesso em: 28 nov. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com