TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTIMATIVA DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DE SANTA LEOPOLDINA-ES.

Trabalho Escolar: ESTIMATIVA DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DE SANTA LEOPOLDINA-ES.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 9

TIMATIVA DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DE SANTA LEOPOLDINA-ES.

1. RESUMO

As projeções populacionais tem se tornado uma técnica demográfica cada vez mais imprescindível, uma vez que a explosão demográfica é sem duvida um dos fatores relevantes para o desenvolvimento da crise ecológica mundial. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar a estimativa do crescimento exponencial da população do município de Santa Leopoldina- ES e assim realizar um comparativo dos dados obtidos pelo Programa R com as estimativas do IBGE para os referentes anos de 1991 a 2012. Como resultado fora verificado que os dados obtidos no Programa R oscilaram pouco em comparação com as estimativas populacionais do IBGE, sendo positiva a utilização do modelo matemático do tipo exponencial para realização do trabalho.

2. INTRODUÇÃO

A tendência de comportamento das populações futuras constitui informação importante para subsidiar a tomada de decisão nas diversas atividades produtivas e no próprio processo de desenvolvimento social e econômico. Este

fato impõe aos organismos que trabalham com essa área, a obrigação de elaborar projeções populacionais consistentes e flexíveis ao nível de município,

desagregadas por localização e gênero (Estimativa Da População Residente Municipal - Maceió - Ano 2 - N. 2 – 2009).

Por este motivo, a projeção populacional tem se tornado uma técnica demográfica cada vez mais imprescindível para planejar o desenvolvimento econômico, social, político e ambiental de uma nação (Nações Unidas, 1978).

Uma vez que, a explosão demográfica é sem dúvida, um dos fatores relevantes para o desencadeamento da crise ecológica mundial. Ou seja, trás seus efeitos no meio ambiente através da degradação ambiental pelo desmatamento, desertificação, erosão do solo e outros fatores (Cohen, 2005, p. 43).

Outro fator relacionado é o da explosão da área das cidades e seus reflexos negativos. Neste aspecto, os índices são alarmantes. Estima-se que em 2020, cerca de 60% da população mundial viva nas cidades. O êxodo rural tem sido comum nos últimos anos. Essas pessoas que se retiram do meio rural, acabam por se tornar os novos favelados urbanos. As pessoas que residiam no meio urbano, por exemplo, eram 29% apenas em 1950, saltando para 42% em 1985, e de lá para cá se estima que já esteja superada a barreira dos 50% (Corson, p. 2002, p. 28-29).

Diante disso, este trabalho tem por objetivo, analisar a estimativa do crescimento exponencial da população do município de Santa Leopoldina- ES, realizando um comparativo dos dados obtidos pelo Programa R com as estimativas reais do IBGE para os referentes anos de 1991 a 2012.

2.1 ÁREA DE ESTUDO

A região serrana de Santa Leopoldina-ES é uma microrregião Central Serrana do Estado do Espírito Santo, em áreas em recuperação da Usina Hidrelétrica Suíça, totalizando estas aproximadamente 14,996 m2 (1,49 ha). O clima na região é do tipo tropical úmido com temperaturas mínimas de 22º C e máxima 23º C. Possui precipitação média anual, no período de 1977 a 2003, de 1408 mm, com períodos mais chuvosos entre os meses de outubro a abril, possuindo Latitude – 20º 04’ 40”. Longitude – 40º 37’ 50” (Nóbrega et al., 2008).

O município possui como municípios limítrofes ao norte Fundão e Santa Teresa, ao sul Domingos Martins e Cariacica; leste Fundão, Serra e Cariacica e oeste Santa Maria de Jetibá. Distritos: Sede, Mangaraí, Djalma Coutinho (Inventário da Oferta Turística do Município de Santa Leopoldina, 2005).

O Município tem na agropecuária a base de sua economia, principalmente na cultura cafeeira, na horticultura, na fruticultura e na produção leiteira, correspondendo 75,2%. Todavia, o comércio corresponde 4,1% e a construção civil 3,2%. O agroturismo se apresenta como uma das atividades de potencial econômico para a geração de trabalho e renda no município (Inventário da Oferta Turística do Município de Santa Leopoldina, 2005).

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Foram utilizados para determinação da estimativa do crescimento populacional de Santa Leopoldina - ES, os dados populacionais referentes aos levantamentos censitários realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no caso, os Censos Demográficos de 1991 a 2012, para posteriormente realizar a comparação com os dados obtidos no programa R. E utilizou-se a Microsoft Excel 2010 para confecção dos gráficos.

O Programa R, é uma linguagem e um ambiente para computação estatística e para elaboração de gráficos, muito abrangente e atual, de domínio público e de código fonte aberto. O ambiente R é disponibilizado sobre os termos da GNU: General Public License, primeira comunidade de compartilhamento de softwares livres, cujo principal patrocinador é a fundação FSE: Free Software Foundation, fundada em 1985. A página principal é http://www.r-project.org, localizada em Viena, Áustria. A área para download e espelhos é a opção CRAN: Comprehensive R Archive Network, lê-se “C-RAN”, cujo endereço direto é http:// cran.r-project.org. Trata-se de uma coleção de sites de distribuição do R e do material de documentação (Reisen E Silva,2011).

O R foi inicialmente escrito por Ross Ihaka e Robert Gentleman do Departamento de Estatística da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, no inicio da década de 1990, em que, o programa possui um grande número de procedimentos estatísticos convencionais como: modelos lineares generalizados, modelos de regressão não linear, análises de séries temporais, testes estatísticos clássicos paramétricos e não paramétricos, análise multivariada, técnicas da estatística espacial para análises de dados georeferenciados, etc. Tem uma grande quantidade de funções para desenvolvimento de ambiente gráfico e criação de diversos tipos de apresentação de dados (Reisen E Silva,2011).

Com a utilização deste software, fora criado uma equação ou modelo matemático do tipo exponencial que serviu como base de tendência da estimativa do crescimento exponencial da população de Santa Leopoldina-ES.

Podemos salientar que as equações ou modelos matemáticos de forma geral, explicam de forma quantitativa e de forma qualitativa os fenômenos da vida e são normalmente descritos por equações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com