TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento Populacional

Seminário: Crescimento Populacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 2

Crescimento Populacional

Somente no final do século XVII e início do século XVIII, o crescimento populacional no mundo se intensificou, visto que antes desse período a expectativa de vida era muito baixa, fato que elevava as taxas de mortalidade. E quando esse assunto é abordado logo pensamos na escassez que está por vir, devido ao aumento drástico da população.

Para tentar controlar esse problema, se fala no controle de natalidade. A classe média alta, por exemplo, por ter mais acesso a informação, faz uso de métodos anticoncepcionais, tendo em média dois filhos. Por outro lado, a parte da sociedade que não tem os mesmos privilégios, dispensam preocupações com as condições que darão aos seus descendentes. Exatamente nessa parte da população menos favorecida que deveria ter um controle maior da natalidade, a fim de minimizar os problemas sociais para o país.

O controle da natalidade é indispensável, pois o planeta está acima de sua capacidade máxima de ocupação e há evidências de falta de alimentos e água para as próximas décadas. De acordo com a ONU, em 2030, o mundo precisará ao menos 50% a mais de alimentos, 45% a mais de energia e 30% a mais de água para suprir as necessidades da população.

O Brasil é um dos países com maior crescimento populacional. O censo realizado em 1872 (primeiro) e 1991 (décimo) mostra que a população brasileira passou de 10 milhões para 150 milhões de pessoas, um aumento de 15 vezes em 120 anos.

Atualmente estamos com seis bilhões de habitantes no planeta, e já estamos no limite, imagine então em 2050, onde a expectativa é de ter 10 bilhões de pessoas. Se não controlarmos a natalidade, seremos culpados pela condenação de milhões de pessoas a morrer de fome e sede. A morte por fome na África é uma realidade muito forte, segundo a ONU, a taxa de mortalidade por dia, devido à fome, é de 7,4 pessoas por 10 mil residentes.

Diante desses vários problemas, precisamos conscientizar a todos da importância do controle da natalidade no planeta para tentar frear esse aumento descontrolado da população, a fim de melhorar o quadro social do planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com