TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Documento de Araxá

Por:   •  20/6/2018  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo – Documento de Araxá

        Desde o surgimento das primeiras escolas de Serviço Social no Brasil, na década de 1930, o Serviço Social vem sofrendo inúmeras transformações. Tendo em vista que suas primeiras práticas estavam ligadas ao catolicismo e a Ação Social.

        Embora o Serviço Social tenha surgido como uma demanda do capitalismo, essa prática no início da década de 1960, passou a causar grandes questionamentos e inquietações por parte de alguns profissionais com os rumos que a profissão levava. É esse repensar de alguns assistentes sociais que se começa uma luta por uma nova configuração da profissão. Alguns assistentes sociais se voltam para a classe trabalhadora como sendo seu público de atendimento; e é no começo de 1960 que essa inquietação se fortifica e estabelece momentos importantes para a profissão.

        Nesse período, os assistentes sociais oriundos das mais diversas universidades brasileiras se reúnem e criam o que seria um marco de uma possível ruptura com o que estava posto: o Documento de Araxá. Esse documento traz que o Serviço Social necessitava de uma nova configuração, a começar pela teorização, sendo assim era preciso que a prática profissional fosse mais pautada em princípios teóricos e em ações que servissem melhor á sociedade brasileira.

        Uma das grandes contribuições desse documento, foi de se analisar a realidade brasileira, tendo em vista que o Serviço Social nesse período era totalmente voltado ao Serviço Social norte-americano da teoria funcionalista; outra questão levantada a partir da elaboração do mesmo, foi a tentativa de ruptura com as práticas assistencialistas com vistas a construir novos pressupostos teórico-metodológicos. O documento de Araxá é representativo para a profissão.

Resumo do resumo (250 caracteres)

O objetivo do documento de Araxá é trazer a teorização do Serviço Social, onde fala da natureza do Serviço Social, analisa o objeto remoto e operacional fala dos caracteres do Serviço Social e suas funções, fala sobre a necessidade da adequação da metodologia à funções do Serviço Social. Reconhece como uma área de ponto do SS, sem considerar e analisar sua orientação político-ideológica dominante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com