TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensaio Teórico: Vigiar e Punir

Por:   •  30/10/2023  •  Ensaio  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS- UFMG.FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS -FACE.PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO/ PPGA

Disciplina: Teoria das Organizações- Turma: Única.

Professor: Dr. Alexandre Carrieri. Aluno: Wilson Machado Enes

Ensaio teórico: Vigiar e Punir -FOUCAULT

Considerações:

       FOUCAULT, em Vigiar e Punir nos mostra por que a justiça deixou de aplicar torturas morais, buscando ‘‘correção” dos criminosos. Com uma narrativa elétrica, em 1757, Paris sucumbe-se com os gritos clamando a Deus piedade de François-Damiens condenado por parricídio e sentenciado ao esquartejamento com requintes de crueldade, além da fogueira.

        Posterior ao século do suplício, podemos observar a casa dos jovens detentos de paris, tendo a chatice como principal fonte comparando-se a cronômetros para se vestir, horários rígidos para refeições e trabalhos até mesmo para se descasar.

       As transformações francesas ocorridas nos séculos 18 e 19 irão influenciar muito na obra de Vigiar e Punir. Neste tempo houve muita mudança, o entendimento de que o poder absoluto dos reis acabou dando espaço a uma república moderna como ocorrera em outros lugares do planeta que por ventura seguira o modelo francês. Mas isso não significa que o poder do governo para controlar a vida dos cidadãos ficou necessariamente menor, apenas mudou o argumento – o surgimento da prisão, resultante da transformação.

       Um grande teatro pode ser descrito como as novas execuções, haja vista que agora condenado o criminoso tinha que caminhar pela cidade declamando seu delito em voz alta, fazendo uma espécie de confissão pública diante da igreja. Incomum não era matar o sujeito no memo local e com as mesmas armas de seus crimes, instruindo o povo pela punição física.

       Para FOUCALT, da mesma maneira que a tortura e a execução permeavam, a vingança pessoal do monarca era possível, que a população se voltasse contra a pessoa do soberano case se solidarizasse com o condenado.

       Segundo FOUCALT, os castigos muito violentos e arbitrários tornaram o sistema penal instável, e as características cada vez mais ligadas a atividade industrial, ao comércio de larga escala e as grandes transformações financeiras, características mais atribuídas a sociedade francesa nos séculos 18 e 19 (Virada), correspondente a uma nova economina punitiva com a intenção de não se rebaixar ao nível do condenado ao ser tão violento quanto ele foi. Aqui quem exerce o poder não comete o crime.

       Ser vigilante, uma vigilância aumentada, para FOUCALT o Panóptico (como o que tudo que vê em grego), apresentado em 1785 por Jeremy Bentham, porém nunca colocado em prática. Diga-se um precursor do BIG BROTHER: presídios com celas e centros vigilantes em que um único guarda poderia observar os prisioneiros sem seu saber em ser observado. O guarda era a divindade, a onipotência. Neste cenário. Quanto ao sistema de monitoramentos de suspeitos nas fronteiras, em locais públicos, pelas câmeras digitais e outras maneiras de acompanhar cada passo dos cidadãos seria a imagem de uma sociedade moderna.

       Uma punição passa a integrar, segundo FOUCAULT, no século 19 em um sistema de controle social mais amplo, chamado de disciplina: uma série de mecanismos que visam separar o indivíduo do outros e de si mesmo, qualificando- assim como louco, normal, anormal, sadio ou doente, bom cidadão ou delinquente. Ainda segundo o autor, a disciplina também de manifesta -se nas escolas, industrias Armadas modernas, até o tempo de que as pessoas se dispõem ser controladas de formas mais restrita do que se viam antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com