TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado de Gaza Origem e desenvolvimento

Por:   •  30/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.006 Palavras (13 Páginas)  •  11.965 Visualizações

Página 1 de 13

  Os ESTADOS DE GAZA

 Origem e desenvolvimento

           

 O estado de Gaza é resultado do m'fecane. O m`fecane foi o processo de lutas e de transformações politicas, seguidas de grandes migrações de populações nguni para o norte, ocorridas na pululância (atual África do sul ),a partir da segunda metade do século XVII a princípios do século XIX.              

As razoes que explicam este fenômeno foram, entre. Outras, as seguintes:                                

• As lutas pelo controlo das rotas comerciais com a baia de Lourenço marques. Era a partir deste ponto que os ngunis  estabeleciam o contato com o mundo exterior, exportando marfim e latão e arma dai os conflitos entre linhagens;            

• A crise ecológica ocorrida na  região Nos finais do século XVIII e princípios do século XIX esta crise provocou a falta de terras e pastagens, o que certa forma ,contribuiu para as lutas pelo seu controlo.                            

Por volta de 1770, existiam na zululandia vinte reinos que entre si o controlo das rotas comerciais com a baia de Lourenço Marques ,bem. Como o domínio de terras férteis e pastagens.                                       Entre 1810 e 1821, Estes reinos ficaram reduzidos a dois: o de nduandue (chefiado por zuide); e o de mtetua (chefiado por dinguisuaio ).conflitos entre Estes dois reinos culminaram com a captura e morte de dinguisuaio pelas forcas leais a zuide tchaka o Zulu decide vingara morte do seu pai adoptivo (dinguisuaio ),perseguindo zuide e seus amigos ate as ultimas consequências .uma parta dos nduandue derrotados submete -se a tchaka ,e outra foge. Entre OS que fugiram contam–se.                                          

 • Zuangedaba, Nqaba Msaneko, que por algum tempo se fixaram. No interior de Moçambique. É assim que, por volta de 1890,estados. Dominados por descendentes de maseko e Zuangedaba incluíam territórios Moçambicanos do Niassa e Tete;

 • Mzilikaze I que se fixou no território do atual zimbabué; sobhuza, fixado na Suazilândia;

 • Sochangana (Manicusse),que se fixou no sul de Moçambique ,onde formou o estado de Gaza.       O estado de Gaza com capital em chaimite resultou de a conquista do sul de Moçambique por exércitos Nguni, chefiados por Sochangana (Manicusse),que se fixou no sul de Moçambique ,onde formou o estado de Gaza. O estado de Gaza com capital em Chaimite, resultou da conquista do sul de Moçambique por exercitas Nguni chefiados. Por Sochangana, o Manicusse (1821-1858).combinando a estratégia da Guerra de conquista com a politica de assimilação das populações autóctones, Sochangana criou: Os alicerces de um novo território ,que na sua extensão máxima, abrangia as regiões situadas entre a baia de Maputo e o rio Zambeze com a sua morte em 1858, sucede- lhe o seu filho Maueue uma vez no trono Maueue hostiliza OS seu irmãos em particular Mzila reinos vizinhos e comerciantes que estavam interessados no comercio do marfim estes, por sua vez dirigidos por Mzila e contando com o apoio de alguns membros da aristocracia nguni, de comerciantes de Lourenço marques e do governador de Lourenço marques, Onofre de Andrade, organizam uma coligação que vence Maueue (1861-64).                                     Mzila, empossado como o novo Inkosi, procura novos aliados, estabelecendo com o natal e a Grã-Bretanha morre em 1884 e a sucessão do trono é disputada por três do seu filhos: agermane, mundungawe e com como mundungawe leva a melhor e adopta o nome de Ngungunhane ,o «invencível».

Os estados Ajaua (Yao).                      

 Origem

                                       

Este grupo étnico e linguístico tem sido designado pelos termos mais dispares: Mujau, Mujano, hiao, Mudsau, Mujoa, Wahyao, Ayaw, etc.com o decorrer do tempo foi-se popularizando o nome Ajaua, embora a palavra correta seja iaô.                                          O nome «Yao »,segundo tradição local ,provem de uma montanha atapetada com capim mas desprovida de arvores, que se situava entre mwebe e o rio Lucheringo. A palavra «yao» significa um Monte sem arvores e sem qualquer tipo de vegetação .                                   localização . O centro dos pais yao encontra -se noroeste de Moçambique .É limitado por quatro Rios: a ocidente ,pelo rio Lucheringo ;a sul ,pelo rio Luabala; a oriente ,pelo rio Lugenda; a norte, pelo rio Rovuma.                                        

Base econômica ate meados do século XVIII, altura em que o comercio do marfim começou a ganhar um peso considerável não economia, os Ajaua praticavam a agricultura (atividade por excelência das mulheres),a pesca e a caca (atividade masculina) e a metalurgia do ferro (destacando-se clã A-chisi, que se especializou no fabrico de instrumentos de trabalho, utensilio domésticos ,armamento e objetos de adorno, etc.).                                  A partir do século XIX, a base da economia Ajaua passa a ser o. Comercio de escravos. O trafico de escravos, além de ter garantido a continuidade de acesso aos produtos importados, introduziu muito elementos novos no sistema de organização politica e social.  

A organização politico social.    

                                   

Ate provavelmente meados do século XVIII, os Ajaua viviam em pequenas comunidades matrilineares conhecidas por mbumba, que estavam geralmente sob a autoridade de um irmão mais velho o Asyene mbumba, que era simultaneamente o chefe da aldeia. Tratando-se de comunidade matrilineares, as mbumba agrupavam irmãs casadas e os seus marido, imas solteiras, homens. Solteiros e crianças isto acontecia porque, com o casamento, o homem era obrigado a transferir-se para a povoação da esposa.                      As relações de produção e politicas que se estabeleciam entre OS membros da mbumba baseavam-se nas relações de parentesco. Era como parente que o individuo tinha acesso a terra.    

O desenvolvimento do comercio do. Marfim no século XVIII e, sobretudo, do comercio de escravos no século XIX e o exercício e o controlo exclusivo de tarefas técnico-administrativa e magico -religiosas por um grupo bastante reduzido de indivíduos contribuíram para o surgimento do estado centralizado e, consequentemente ,para o. Fortalecimento do poder dos chefe (recorda o papel da penetração mercantil estrangeira ).assim ,a partir de 1840/50,sugem grandes estados, como o de maitaca ,mtalica, makanjila e jalasi,que tinham no comercio de escravos o pilar da sua economia e a fonte da sua dominação como classe Ideologia. No plano ideológico, a realização de cerimonioso mágico-religiosa e a distribuição de amuleto por ocasião da realização de atividades consideradas perigosas (com a caca ao Escravo) eram mecanismos que produziam atitudes e comportamentos favoráveis a manutenção e reprodução das classes dirigentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com