TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de Sociológia

Por:   •  7/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Curso: Tecnólogo em Gestão Pública

Professora: Dr. Antônio Mateus Soares

Disciplina: Sociologia em Geral

Discente: Felipe T. Pinto Barreto Período: 1°

FICHAMENTO 01

GARDÊNIA MONTEIRO DE OLIVEIRA ,Márcia ,LIGIA DE OLIVEIRA BARBOSA, Maria, QUINTANEIRO, Tania. “Um Toque de Clássicos” Ed. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG - MG. 2010. p. 27-58.

Objeto de Pesquisa: Contextualizar a ideia de Karl Marx

Objetivos: “Com o objetivo de fornecer um quadro da historiografia brasileira em educação, pareceu-nos insuficiente circunscrever as análises aos últimos trinta anos, período de sua maior vitalidade. Compreendemos que voltar o olhar á primeira produção do campo poderia nos permitir perceber, mesmo que de maneira fragmentada, pertencimentos e descortinar fazeres do ofício do historiador da educação no Brasil, contribuindo para o entendimento da variedade da produção atual do campo.” (p. 74)

Metodologia: O texto foi dividido em duas partes uma primeira: “esboçam-se vertentes que constituem historicamente a escrita da historia da educação.” (p. 74) E a segunda: “ procuramos, instados pelos vários balanços efetuados ao final dos congressos ocorridos nos últimos anos, como o I congresso Brasileiro de História de Educação e os I a IV Luso-brasileiro de História da Educação, ou por encomendas de grupos de trabalho, como o GT História da Educação da ANPED e HISTEDBR, delinear um panorama da produção historiográfica recente, destacando temáticas e períodos de interesse á pesquisa histórico educacional, bem como aportes teóricos mais recorrentes nessa escrita disciplinar.” (p.74)

Fontes: Livros, documentos e balanços.

Principais conceitos utilizados pelo autor:

INEP: “Tendo sido constituído com a função, dentre outras, de “organizar a documentação relativa à história e à situação atual da educação no país”,(Lourenço Filho, 1942, p.IX) o Instituto deu início em janeiro de 1940 à elaboração dos Subsídios para a história da educação brasileira, série composta por 11 volumes editados entre 1942 e 1951, contendo a relação dos “atos e fatos de maior importância na vida educacional do país”(idem,p. X), de caráter oficial ou iniciativa privada, em todos os Estados nos anos de 1940 a 1950.” (p.85)

Historia da educação: “ Tida como disciplina escolar, em geral pela proximidade com a filosofia da educação, impregnada de uma postura salvacionista e tribuna de defesa de um ideal de educação popula, á historia da educação foi delegando o lugar de ciência e auxiliar de Pedagogia. Sua função era no dizer de Mirian Warde (1990, pp.91-92), responder á necessidade de os futuros professores coitarem do dever ser educacional, dos valores humanos mais elevados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com