TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento por Citação

Por:   •  19/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento por citação:

Da divisão do trabalho social

§ 1

“Se há uma regra de conduta cujo caráter moral não é contestado, é a que nos manda realizar em nós os traços essenciais do tipo coletivo. É nos povos inferiores que ela alcança seu máximo de rigor.

Nas sociedades mais avançadas, as similitudes exigidas são menos numerosas; há, no entanto, algumas, conforme vimos, cuja ausência nos deixa em estado de falta moral. (...) 

(“...) os atos simplesmente imorais e proibidos como tais são os que atestam dessemelhanças menos profundas, conquanto ainda graves.”


§ 2 “Aliás, não é essa regra que a moral comum exprime, conquanto numa linguagem um pouco diferente, quando manda o homem ser um homem em toda a acepção da palavra, isto é, ter todas as idéias e todos os sentimentos que constituem uma consciência humana?” 

Sem dúvida, se tomarmos essa fórmula ao pé da letra, o homem que ela nos manda ser seria o homem em geral, e não o de determinada espécie social. (...) 

“(...) Se acreditamos que esse ideal coletivo é o da humanidade inteira, é porque ele se tornou bastante abstrato e geral para parecer convir a todos os homens indistintamente. (...)” 

“(...) Mesmo o moralista que crê poder, pela força do pensamento, subtrair-se à influência das idéias ambientes, não seria capaz de consegui-lo, pois está impregnado delas e, não obstante o que faça, são elas que ele encontra como resultado de suas deduções. “

 

§ 3 “Por outro lado, mostramos que essa regra tinha por função prevenir qualquer abalo da consciência comum e, por conseguinte, da solidariedade social, e que ela só pode desempenhar esse papel se tiver um caráter moral. (...)“

§ “4” (...) Ela também é necessária à coesão das sociedades, pelo menos a partir de certo momento de sua evolução, Sem dúvida, a solidariedade que ela assegura difere da precedente, mas, embora seja outra, não é menos indispensável. (...) 

“Por conseguinte, sem que seja necessário especular sobre o fundamento primeiro da ética, podemos induzir o valor moral de uma do valor moral da outra.”

 

§ 5 “Estamos, assim, em melhores condições do que no início para perceber, ou, pelo menos, para fazer conjecturas sobre, não mais apenas o signo exterior, mas o caráter interno que é comum a todas elas e que pode servir para defini-las.

“(...) O direito e a moral são o conjunto de vínculos que nos prendem uns aos outros e à sociedade, que fazem da massa dos indivíduos um agregado é um todo coerente. 

É moral, pode-se dizer, tudo o que é fonte de solidariedade, tudo o que força o homem a contar com outrem, a reger seus movimentos com base em outra coisa que não os impulsos do seu egoísmo, e a moralidade é tanto mais sólida quanto mais numerosos e mais fortes são esses vínculos.” 

“(...) Longe de ser vir para emancipar o indivíduo, para separá-lo do meio que o envolve, ela tem como função essencial, ao contrário, torná-lo parte integrante de um todo e, por conseguinte, tirar-lhe parte da sua liberdade de movimento Por vezes encontramos, é verdade, almas que não são desprovidas de nobreza e que, no entanto, acham intolerável a idéia dessa dependência. “

§ 7 “Quanto ao que chamamos de moral individual, se entendermos por isso um conjunto de deveres de que o Indivíduo seria, ao mesmo tempo, sujeito e objeto, que só o ligariam a si mesmo e que, por conseguinte, subsistiram mesmo que ele fosse só, é uma concepção abstrata que não corresponde em nada à realidade. 

“(...) Portanto, é sair dos fatos e entrar no domínio das hipóteses gratuitas e das imaginações inverificáveis perguntar-se o que poderia tornar-se se as sociedades não existissem.”

“(...) Hoje, por exemplo, há em todas as consciências sadias um vivo sentimento de respeito pela dignidade humana, ao qual somos obrigados a conformar nossa conduta, tanto em nossas relações conosco mesmos como em nossas relações com outrem, e é nisso que reside o essencial da moral que chamamos de individual Todo ato que contravém a ela é censurado, mesmo que o agente e o paciente do delito sejam uma só pessoa.”

§ 8 “Ora, não só a divisão do trabalho apresenta à característica pela qual definimos a moralidade, como tende cada vez mais a se tornar a condição essencial da solidariedade social. 

À medida que avançamos na evolução, os vínculos que prendem o indivíduo à sua família, ao seu natal, às tradições que o passado lhe legou, aos usos coletivos do grupo se distendem. 

Mais móvel, ele muda mais facilmente de meio, deixa os seus para ir viver em outro lugar uma vida mais autônoma, forma cada vez mais suas próprias idéias e sentimentos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com