TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme “Preciosa Uma História de Esperança”

Por:   •  1/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

O Filme “Preciosa Uma História de Esperança” é relatada a história de um drama vivido por uma adolescente de 16 anos, no bairro Harlem, de Nova York, que dentre os problemas sociais vivenciados como (violência doméstica, sexual física, psicológica, negligencia familiar, e dentre outros), ainda tem transtornos psicológicos aos quais lhes sugere, constantemente, além da fobia social e da exclusão.

O levantamento da situação que envolve a adolescente Clarice Preciosa Jones, nascida em Novembro. Filha de Carl Ken Jones e Mary Jones, conhecida como Preciosa tem 16 anos de idade, nasceu no Harlem, bairro de Nova York (EUA), um local de vulnerabilidade devido à existência de um grande número de jovens usuários de drogas.

Preciosa foi estuprada por seu pai desde quando tinha 3 anos de idade e tem sido abusada sexualmente por seu genitor desde então. Da relação incestuosa nasceram-lhe duas crianças, uma menina com Síndrome de Dawn com pouco mais que dois anos de idade, que recebe um benefício e é criada por sua avó materna, e seu segundo filho é um menino nascido há poucos dias, ao qual lhes deu o nome de Abidu Jamal Jones.

Dessa segunda gravidez Preciosa é expulsa do ensino regular e é encaminhada para frequentar uma escola alternativa. Além de ser abusada sexualmente pelo pai, Preciosa ainda sofreu maus tratos em seu domicílio, a mãe lhe atribuía toda a responsabilidade com o serviço doméstico e constantemente a agredia física, opressiva e psicologicamente. Clarice Preciosa é semi-alfabetizada e, além da violência doméstica, também sofre discriminação por ser negra, pobre e obesa.

Diante da realidade vivida pela jovem em casa, surgem problemas cognitivos que afetam a capacidade de leitura e escrita, sendo outro reflexo dessas agressões, e a rejeição da sua própria aparência. Esta é soropositiva, fruto da transmissão do vírus HIV durante a série de estupros cometidos pelo seu genitor.

Preciosa faz parte do Grupo de Sobreviventes de Incesto e do Programa Educacional Alternativo da Prefeitura desta cidade ao qual lhe rendeu um prêmio em dinheiro pelo crescimento educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com