TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gigante Do Varejo

Dissertações: O Gigante Do Varejo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.718 Palavras (11 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos o grupo Walmart, que foi escolhido por ser uma empresa com referência internacional que busca manter os valores éticos e preza pela questão social e a valorização do associado. Há 55 anos no mercado mundial e 18 anos no Brasil. Estende-se em mais de 10.800 lojas de 69 bandeiras em 27 países. A companhia emprega cerca 2,2 milhões de funcionários ao redor do mundo. A rede foi fundada nos Estados Unidos em 1962, com a abertura da primeira loja de descontos Walmart em Rogers, no Arkansas. No final dos anos 70, já contava com 276 lojas em 11 estados.

SAM WALTON

O gênio por trás da marca

Samuel Moore Walton nasceu no ano de 1918. Em sua época de estudante foi eleito o rapaz mais versátil e se tornou presidente do corpo estudantil. Formou-se em economia em 1940. Seu sócio e irmão James Walton (apelidado carinhosamente de Bud), formou-se pela academia militar. A primeira experiência dos irmãos foi como trainees em uma loja na cidade de Oklahoma, chamada Dupont. A primeira loja dos irmãos foi uma franquia da rede Bem-Franklin, na cidade de Newport, estado do Arkansas, em 1945. Foi ali, conhecendo seus concorrentes e colocando em prática as compras diretas dos produtores e vendas pos preços baixos que eles exerceram seu aprendizado de comerciante. Bud e sua esposa Audie associaram-se a Sam e sua mulher Helen por um ano, até comprarem sua própria loja. O casal Walton transformou a loja, que operava com prejuízos, em uma das maiores unidades da rede. Todo esse sucesso teve um preço. Em 1950, o proprietário que alugava o imóvel para o casal pediu-o de volta. Foi então que mudaram para Bentonville, uma cidadezinha de hábitos caipiras, encravada no estado americano de Arkansas. Em 1951, o casal passou a administrar uma pequena loja de variedades e de preços baixos chamada WALTON’S 5 &10.

O WALMART é a maior empresa do mundo, levando-se em conta o faturamento, e uma das maiores empregadoras privadas. Como um empório interiorano se transformou na maior e mais influente empresa do mundo? A resposta é um senhor caipira que atendia pelo nome de Sam Walton. Fazer compras e – por que não? – almoçar ou tomar um café, revelar fotos, passar na farmácia e abastecer o carro. Resolver tudo num lugar só é fácil para quem frequenta o WALMART. Uma marca que deveria ser admirada no mundo inteiro. Mas não é. Seu canibalismo no mercado, levando empresas tradicionais a falência devido a sua feroz e implacável concorrência, fizeram com que o WALMART fosse odiado em muitas cidades do mundo. Porém, o WALMART é de qualquer ângulo que se olhe, um fenômeno de dimensões avassaladoras. É mais que um empreendimento. É quase uma religião, cujo princípio fundamental é lucrar muito e sempre. Uma corporação que desperta admiração, temor e espanto. É o preço do sucesso.

Sam Walton faleceu no dia 5 de abril de 1992, vítima de câncer nos ossos, deixando US$ 25 bilhões em ações para a mulher e os quatro filhos. Nesta época a rede WALMART tinha 1.900 hipermercados, mais de 430.000 funcionários e faturamento de US$ 55 bilhões. Ainda hoje, a família Walton detém 39% da empresa.

HISTÓRIA

A história da maior empresa do mundo começou apenas 55 anos. O Walmart maior rede varejista do mundo, maior companhia americana, mais poderosa cliente da indústria de bens de consumo passou de um empório a uma potência cujo as vendas equivalem ao PIB da Bélgica. Com quase 2,2 milhões de funcionários, o Walmart beira inacreditáveis 300 bilhões de dólares de vendas anuais.

Quando inaugurou o primeiro WALMART em 1962, uma febre se espalhava pelos Estados Unidos. Grandes redes promoviam descontos generosos e ameaçavam literalmente matar de inanição o comércio tradicional. Grandes fornecedores eram contra os descontos, porque temiam perder o controle do mercado com isso, e vários governos estaduais impunham restrições à prática. Sam percebeu o movimento antes da concorrência e agiu. Para conseguir oferecer aos consumidores descontos ainda maiores que os rivais, ele diminuiu custos, cortou margens de lucro e passou a faca nas despesas. Promoveu uma revolução nos processos de logística em torno do seu negócio e soube utilizar a tecnologia de maneira eficiente para controlar os estoques e derrubar ainda mais os custos. Informatizou a empresa em 1966 e fez do WALMART um modelo de eficiência e controle de inventários que encantou especialistas em administração e permitiu que a família Walton criasse a maior empresa do mundo vendendo barato.

O Wal-Mart triplicou em dez anos

Evolução do faturamento de 1996 a 2005

1996 89 bilhões de dólares

2000 156 bilhões de dólares

2003 230 bilhões de dólares

2005 292(1) bilhões de dólares

(1) 12 meses até abril

Fonte: empresa

Nunca houve uma empresa com tal dimensão. Num desafio às leis estatísticas, o varejista não para de crescer -- 14% anuais, em média, nos últimos dez anos.

O WalMart funciona para a economia global como uma versão real da teórica "mão invisível" que regula o mercado, postulada pelo economista escocês Adam Smith. Tamanho é o conhecimento dos consumidores e dos mais de 60 000 fornecedores dispersos por 70 países -- todas as vendas são registradas na maior base de dados civil do mundo. A empresa atua como uma enorme bolsa de mercadorias ao casar a oferta com a demanda para estabelecer seus preços. O WalMart foi responsável por um oitavo do aumento da produtividade de toda a economia americana. Depois da morte de Sam Walton, os executivos do WalMart souberam embarcar com sucesso nas duas maiores ondas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com