TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Individuo E A Sociedade

Dissertações: O Individuo E A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

O individuo e a sociedade

Desde os primórdios tempos o homem tem aprendido a conviver em sociedade, pois se percebeu que esta forma de convivência, vinha a contribuir e facilitar seu modo de vida, exemplo: na caçada, no inverno, na defesa de seu território, etc. Com o decorrer do tempo aprimorou-se esta forma de convívio, foram criadas e estabelecidas, regras e normas que facilitavam esta forma de convivência.

Chamamos de sociedade, o grupo social no qual estamos inseridos e que por sua vez irá influenciar diretamente em nossa formação, como nossa maneira de agir, pensar e situar. Em nossa infância, passamos pelo período mais critico de nossa formação, pois nos encontramos em processo de formação de caráter e absorveremos grande parte das informações que nos são passadas durante este período.

Nesta fase da infância nos deparamos também com o convívio escolar, onde adquirimos o conhecimento necessário para nos auxiliar em varias etapas de nossas vidas. Este é um fator de influencia tão forte que os países com alto desenvolvimento e avanço tecnológico, qualificam o fator educacional como primordial para continuidade da alta qualidade de vida daqueles países e para tanto investem forte na educação dos jovens.

Outro fator que não podemos deixar de observar é o convívio familiar, onde são passados os primeiros conceitos de ética e moral os quais influenciaram diretamente em nosso modo de ver e compreender os limites para convivência em sociedade.

Assimilar os conceitos e absorver o aprendizado do convívio em sociedade não quer dizer que o individuo ira seguir exatamente a profissão ou os passos do meio ao qual foi inserido, pois com a constante evolução humana sempre surgirão novos conceitos de sociabilidade, como tribalismo muito comum hoje em dia, exemplo tribal são: torcidas organizadas, skinheads, punks, surfistas, etc. Talvez a mais polemica hoje em dia seja a das comunidades virtuais, ao qual faço parte também, que sofre constante influencia comportamental, seja por amigos, família, trabalho ou pelo simples fato, de um individuo ser talvez o que ele realmente gostaria de ser, sem necessariamente ter ou não aprovação da sociedade em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com