TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Individuo E A Sociedade

Trabalho Escolar: O Individuo E A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

O individuo e a sociedade

O processo de socialização é realizado através de experiências que cada indivíduo passa desde o nascimento até seus últimos momentos de vida. Cada indivíduo é socializado de acordo com a cultura, normas e crenças da sociedade em que se encontra.

A família é considerada o principal agente de socialização, pois é através dela que a criança aprende os princípios básicos de acordo com a cultura dos pais e familiares. Em minha família, por exemplo, a maior parte das mulheres optou pela carreira do magistério, o que me influenciou desde criança a gostar de estudar, de ler, de ter sede de conhecimento e até mesmo de ensinar colegas com dificuldades em matérias que eu tirava de letra. O ambiente familiar também é importante para ensinar o que é certo e errado e mostrar os caminhos que a criança pode ou não seguir.

A escola é uma instituição que além de agregar conhecimento aos seus alunos, tem um papel muito importante na socialização, pois é nela que os indivíduos aprendem a conviver em um grupo que não é familiar, que existem regras que todos devem cumprir e principalmente uma relação impessoal. É nessa organização escolar que aprendemos a dividir, a colaborar com outras pessoas, e também onde aperfeiçoamos a educação que aprendemos no ambiente familiar. A escola onde cursei a 1º série do ensino fundamental era localizada no interior da cidade onde eu morava e por isso havia muitas crianças que viviam na pobreza extrema, embora eu tivesse apenas cinco anos de idade, já entendia que aquelas humildes crianças muitas vezes se alimentavam apenas na escola. Essa convivência me mostrou a força de vontade que elas tinham de estarem ali, mesmo estando com fome ou com frio, e eu que tinha tudo, digamos assim, às vezes fazia de tudo para ficar em casa.

Portanto, tanto a família quanto a escola são fundamentais para a socialização de todos os indivíduos, pois o que aprendemos com estes agentes será à base de toda nossa vida pessoal e social. Se a socialização não for adequada, toda sociedade poderá sofrer com as conseqüências, pois essas crianças que não passaram por esses processos, provavelmente seguirão por caminhos errados, ou seja, trajetos que não levam a lugar algum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com