TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jeito Brasileiro de Ser

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIOLOGIA

Como você identifica o “jeito brasileiro de ser” ao se socializar e “navegar” entre os diversos grupos sociais, em especial no campo profissional?

Cite situações que demonstrem essa forma típica do brasileiro estabelecer suas relações sociais. Pode enviar link de jornal, vídeo para exemplificar.

Qual o papel de determinadas instituições sociais nesse cenário?

O "jeitinho brasileiro" visa o próprio benefício e pode ser entendido de diversas maneiras. Generalizando, em muitas situações pelo qual passamos, procuramos fazer as coisas com mais rapidez, na fila de um supermercado ou banco, e então entramos na fila prioritária ainda que não seja de nosso direito, é uma maneira preguiçosa de lidar com as coisas para facilitar o nosso lado. Ou também quando oferecemos dinheiro em troca de algo. Um exemplo muito recente foi sobre o caso de brasileiros que tiveram sua cidadania italiana cancelada, tendo como motivo a inexistência das condições estabelecidas pela comuna local. Como forma de adiantar o processo, brasileiros pagavam propina aos funcionários públicos para que eles fingissem vista grossa nas irregularidades.

O "jeitinho brasileiro" também é utilizado de forma positiva. Ele é aproveitado por muitos com soluções criativas para os problemas que enfrentamos diariamente. Afinal, em meio a crise, não é sempre que temos dinheiro para comprar algo que seja acima do nosso orçamento. Exemplo: uma senhora precisava de um aparelho respiratório, porém o mesmo era caro e o que recebia de aposentadoria era pouco. Os familiares pesquisaram e encontraram uma forma de produzir algo que funcionaria da mesma maneira que o aparelho, por um preço bem mais barato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com