TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIDER SÁBIO

Dissertações: O LIDER SÁBIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------- 03

OBJETIVO DA APS-------------------------------------------------------------------------- 04

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO------------------------------------------------------------ 05

“O Líder Sábio”------------------------------------------------------------------------- 05

QUESTIONAMENTOS----------------------------------------------------------------------- 06

Resposta 01------------------------------------------------------------------------------ 06

Resposta 01------------------------------------------------------------------------------ 07

Resposta 02------------------------------------------------------------------------------ 08

Resposta 02------------------------------------------------------------------------------ 09

Resposta 02------------------------------------------------------------------------------ 10

Resposta 02------------------------------------------------------------------------------ 11

CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------- 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS------------------------------------------------------- 13

INTRODUÇÃO

Partindo da leitura e interpretação de um breve texto sobre liderança , “O lider sábio”, escrito pelos pesquisadores Nonaka e Takeuchi, publicado em HBR (Harvard Business Review), utilizamos o mesmo como fonte maior de pesquisa, agregado a outras fontes de origem virtual e desenvolvemos nossa Atividade Prática Supervisionada (APS) .

OBJETIVO DA APS

A APS que será apresentada, tem como objetivo uma melhor compreensão sobre a sabedoria prática como competência fundamental de liderança direcionada ao engenheiro. Como deve ser o comportamento de um engenheiro que antes de ser o profissional tem que ser líder.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO – “ O LÍDER SÁBIO.”

A liderança sábia desapareceu, o colapso do sistema financeiro não foi impedido por todo esse conhecimento do mundo e nem a quebra de instituições financeiras. Ninguém foi capaz de garantir que líderes do mercado quebrassem, nem perceberam que a recuperação seria dolorosa. Foi esperado muito da liderança e só tiveram decepção.

Hoje percebemos as dificuldades que as empresas enfrentam em busca de se reinventar depressa para lidar com as novas tecnologias, mudanças demográficas e tendências de consumo. Tem dificuldade em garantir que sua gente respeite valores e a ética. Com todas as falcatruas, fraudes e ganâncias, nos perguntamos: o que há de errado no modo como as faculdades de administração formam os gestores. Precisamos de um conhecimento crítico para lidar com todas essas questões, e que os executivos entendam que com o conhecimento pode ser gerado vantagem competitiva sustentável.

Há algum tempo o publico se revoltou com a ausência de valores e éticas nas empresas então foi publicado um artigo de nome “criação de conhecimento na empresa”, esse artigo fez com que gestores entendessem que a criação de conhecimento nas empresas geraria uma vantagem competitiva sustentável. As categorias de conhecimento discutidas no livro são conhecimentos explícitos e tácitos. Gestores tendem a se valer do conhecimento explicito, porem a dependência desse conhecimento impede o líder de lidar com mudanças. Os lideres continuarão dependendo das novas tecnologias que estão continuamente surgindo, isso envolve mudanças, porem o líder tem que utilizar o conhecimento tácito para criação do futuro da empresa e esse futuro tem que visar o bem da sociedade, pois a empresa tem que associar um valor social e econômico, caso contrário, não irá sobreviver em longo prazo.

Dessa forma vimos o porquê das empresas não conseguirem criar lideres sábios, pois muitos usam o conhecimento incorretamente. O gestor se vale do conhecimento explicito, que pode ser codificado, medido e generalizado. Essa dependência impede o líder de lidar com mudanças, e de verificar as situações levando em consideração metas, valores e interesses das pessoas.

Contudo um dos pré-requisitos para a continuidade e sucesso é a sabedoria pratica que é o conhecimento tácito adquirido com a experiência que permite o líder tomar uma atitude prudente em um determinado momento, além de uma visão voltada a necessidade de cada momento na sociedade.

QUESTIONAMENTOS

01. Qual a diferença entre "Conhecimento Tácito" e "Conhecimento Explícito" ? Cite 1 (um) exemplo de cada tipo de conhecimento, relacionando-os com um ramo da Engenharia de Produção.

Antes de mostrar a diferença entre os dois tipos de conhecimentos, precisamos entender o conceito de cada um.

O Conhecimento Tácito é aquele conhecimento que vem da experiência, este tende a ser tácito, físico e subjetivo. Ele é um conhecimento pessoal e complexo, oriundo da experiência e tem uma dimensão contextual. A visão de mundo, e a intuição estão nesta categoria de conhecimento. Em geral, esse conhecimento é desenvolvido e interiorizado pelo conhecedor, por exemplo; um especialista, em qualquer área profissional, ao longo do muito tempo de aprendizado, tem esse conhecimento enraizado na sua mente, que se torna difícil separar as regras desse conhecimento do seu modo de agir e de se comportar.

O conhecimento tácito pode ser dividido em: técnico e cognitivo.

Técnico quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com