TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manifesto Comunista Resenha

Por:   •  22/8/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade existiu desde os primórdios, através da luta de classes sociais, uma divisão de classes distintas que perdura até os dias atuais.

Na Roma antiga com patrícios, guerreiros, plebeus e escravos; na Idade Média, senhores feudais, vassalos e membros das corporações, artesãos e servos;  

Com declínio da sociedade feudal, surgiu a moderna sociedade burguesa simplificando os antagonismos de classe. Com o estabelecimento da indústria moderna e do mercado mundial, a burguesia conquistou autoridade política exclusiva no Estado representativo moderno.

Um dos principais fatores que levam a burguesia a um acúmulo de capital são os baixos preços de seus produtos. O crescente surgimento de máquinas e a divisão do trabalho, despojando o trabalho do operário de seu caráter autônomo, tiraram-lhe todo atrativo. O produtor passa a ser mera parte da máquina e requerendo dele a operação mais simples.

A organização do proletariado em classe e, portanto, em partido político, é incessantemente destruída pela concorrência que fazem entre si os próprios operários.

Os comunistas apoiam os proletários como um todo, objetivando a constituição dos proletários em classe, derrubada da supremacia burguesa, conquista do poder político pelo proletariado. A característica distinta do comunismo é a abolição da propriedade burguesa e não a abolição da propriedade em geral.

Comunistas são criticados por querer abolir a propriedade pessoalmente adquirida, mas o trabalho assalariado não cria propriedade para o proletário, cria o capital que na verdade explora o trabalho assalariado.

O capital é um produto coletivo; uma força social. Assim, quando o capital é transformado em propriedade comum, pertencente a todos os membros da sociedade, não é uma propriedade pessoal que se transforma em propriedade social.

Para Marx e Engels, os comunistas deveriam organizar-se em grupos no interior dos partidos operários de massa que possuíssem nítidas características democráticas, a fim de dar-lhe direção mais firme na luta socialista. Afirmam que os comunistas dariam seu total apoio a qualquer atividade revolucionária que se movimentasse contra o estado de coisas existente em qualquer tempo e lugar, salientando ainda que deveriam estar empenhados na união e no entendimento com partidos democráticos de todo mundo.

O manifesto constitui um magnífico instrumento para a humanidade, pois nos traz a luz pensamentos o contra o processo mecânico e a alienação do homem, contra sua perda da cidadania, de humanidade e sua transformação em objeto explorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com