TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo Portfólio

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em um estudo de caso de um incêndio florestal ocorrido na região de Floresta Grande, após um agricultor utilizar o fogo como ferramenta para limpeza e expansão de sua propriedade rural. O uso do fogo trás uma serie de facilidades e alguns benefícios temporários ao produtor rural, pois é um recurso barato e acessível. Possui grandes desvantagens, pois quando fora de controle gera muitos impactos ambientais ao solo, a água, ao clima, gera impactos sociais, a saúde humana e afeta diretamente a fauna e flora.

Com auxilio de pesquisas bibliográficas baseadas no tema, este trabalho possui como objetivo conhecer tecnologias aplicadas ao controle e monitoramento que possam ser aplicadas em áreas degradadas, conhecer os impactos e medidas de recuperação do bioma local, além de apresentar leis que combate o uso intensivo de queimadas em áreas florestais.

 


  1. DESENVOLVIMENTO

A região de Floresta Grande é uma área de bioma da Floresta Amazônica, abrigando muitas espécies de fauna e flora, possui uma reserva indígena e também  propriedades rurais. Um proprietário de uma dessas propriedades, afim de expandir suas terras utilizando o método de incêndio, acabou casando um enorme incêndio na floresta, no que resultou em vários danos ao meio ambiente e a uma comunidade indígena, fazendo com que todos ali tivessem que se mudar para outra região, afetando suas origens, tradições e costumes. .

As queimadas trazem consigo muitos impactos ambientais ao solo, a água, ao clima, gera impactos sociais, a saúde humana e afeta diretamente a fauna e flora. A seguir será apresentado tecnologias e medidas de monitoramento, prevenção e recuperação de áreas degradas por incêndios florestais.

  1.  TECNOLOGIAS PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL

2.1.1 DRONES

Em função dos danos causados pelo incêndio, o agricultor contratou a empresa para mapear a área atingida, como a área consumida pelo incêndio é muito grande, o uso de tecnologia para o monitoramento de áreas é de grande importância. Hoje as tecnologias mais utilizadas para esse tipo de gerenciamento é a utilização de pois possuem rapidez, eficiência e baixo custo, são excelentes para  monitorar florestas e animais em áreas de preservação ambiental, para prevenir desastres, para avaliar áreas afetadas, para auxiliar em resgates e até mesmo no reflorestamento e combate a crimes de desmatamento, e ainda possuem vantagens pois usam pouca infraestrutura e não utilizam combustíveis.

[pic 12]

[pic 13]

  1. IMAGEM VIA SATÉLITES

Outra tecnologia muito eficaz no monitoramento ambiental, é a utilização de imagens por satélite, que consiste na comparação de imagens de satélites de datas distintas, sendo uma mais antiga e outra mais recente disponível, possibilitando identificar áreas onde a vegetação natural foi alterada ou suprimida, podendo assim, se ter mais conhecimento da proporção de degradação de áreas em tempo real ou ao longo de anos ou décadas.

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

  1. MEDIDAS DE RECUPERAÇÃO  DA ÁREA

 O fogo possui uma melhor facilidade em questão de custo-benefício ao agricultor, pois sai mais barato e acessível utiliza-lo para preparação de terras para o cultivo. Porem como grande desvantagem, as queimadas causam grandes impactos ao solo, a água e as florestas que sofrem intensos processos que por si só não conseguem se recuperar naturalmente,

Atualmente o método mais utilizado para a recuperação de áreas degradas por incêndios é a tecnologia Geotécnicas, Revegetação, e Remediação.

  1. SOLO

As queimadas utilizadas pelos agricultores para expansão de terras ou preparação das mesma, acreditam que esse método além de baixo custo, trás benefícios como facilidade de limpeza, enriquecimento da terra por conta da matéria orgânica queimada. Porém esse beneficio possui um curto prazo, e afeta a biodiversidade e a dinâmica do ecossistema, pois :

  • Elimina nutrientes fundamentais para qualquer cultura vegetativa,
  • Reduz a umidade do solo e levando à  sua compactação;
  • Desencadeia o processo erosivo e outras formas de degradação do solo;
  • Aumenta da liberação de dióxido de carbono,
  • Polui nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas;
  • destrói de habitats naturais.

  • MEDIDAS DE RECUPERAÇÃO

  • Condição da Regeneração Natural
  • Plantio por sementes
  • Plantio por mudas
  • Correção da degradação
  1. ÁGUA

A água é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, tendo em vista que todos os setores de atividade humana necessitam fazer uso da água para desempenhar suas funções. As queimadas são extremamente nocivas aos solos, pois elas destroem a matéria orgânica da camada superficial do solo, eliminam os microrganismos (decompositores) benéficos do solo que atuam na decomposição de restos de plantas e animais e dificultam a infiltração da água da chuva devido à facilidade com que ocorre o escoamento superficial.

  • Medidas de recuperação

As nascentes e os solos devem ser conservados e com objetivo de  aumentar a produção de água, por meio do aumento da infiltração e da diminuição da evapotranspiração ou, sempre que possível, pela combinação das duas. 

  1. REFLORESTAMENTO

O reflorestamento é uma ação que visa repovoar áreas que tiveram sua vegetação destruída por alguma ação, seja humana ou da natureza. Possui grande importância ambiental, pois dessa forma se consegue recuperar áreas verdes com espécies nativas, recuperando e melhorando o ecossistema local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (523.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com