TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Empresarial .

Por:   •  4/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE 1: O processo de criação do conhecimento

1.1 A importância do conhecimento

1.2 A criação de conhecimento numa organização

1.3 Os modos de conversão do conhecimento

1.4 Condições promotoras da espiral do conhecimento

1.5 Fases do processo de criação do conhecimento

1.6 A transferência do conhecimento e a busca pela inovação

  1. A importância do conhecimento

O que é o conhecimento? O conhecimento é a fonte de poder de mais alta qualidade e a chave para a futura “mudança de poder”.

O poder econômico e de produção de uma empresa é mais bem representado pelas suas capacidades intelectuais do que pelos seus ativos imobilizados como terra, instalações e equipamentos.

Fatores intangíveis com base no conhecimento: know-how  tecnológico, apresentação de marketing, criatividade pessoal, compreensão do cliente, inovação.

O bem-estar dos indivíduos, organizações e países aumenta com a criação, difusão e utilização de conhecimento.

Os gestores intermediários não podem ser dispensados. Eles desempenham um papel-chave no processo de criação do conhecimento ao resumir o conhecimento tácito dos funcionários e dos gerentes seniores, tornando-o explícito e incorporando-o aos novos produtos e tecnologias.

O conhecimento sempre foi o recurso mais valioso para as organizações, mas só recentemente as empresas tornaram-se conscientes da importância desse recurso nas suas áreas de atuação.

Segundo ranking anual elaborado pela National Science Indicators (NSI), os países que mais produziram conhecimento em 2008 foram: Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Inglaterra e França, seguidos por Canadá, Itália, Espanha, Índia, Austrália e Coreia do Sul. O Brasil está em 13.0 lugar.

  1. A criação de conhecimento numa organização

Epistemologia é a reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano. Os autores Nonaka e Takeuchy basearam sua teoria em duas dimensões do conhecimento: a epistemológica (tipos de conhecimento: conhecimento tácito e o conhecimento explícito) e a ontológica (níveis do conhecimento: indivíduo, grupo, organização e interorganização).

[pic 1]

 

Conhecimento implícito ou tácito: aquele não codificável, que não pode ser transmitido por documentos e que está presente no cérebro humano. Transferência oral ou por repetida observação das atividades e práticas.

Conhecimento explícito ou codificável: pode ser armazenado fora do cérebro humano (livros, computadores, CDs). Expresso em palavras, números, fórmulas e é facilmente comunicado e compartilhado.

CONHECIMENTO TÁCITO OU IMPLÍCITO

CONHECIMENTO EXPLÍCITO OU CODIFICÁVEL

-Está presente somente no cérebro humano.

-Não está ainda codificado em documentos escritos.

-Não pode ser transmitido de forma sistematizada, somente por meio de transmissão oral e observação de atividades práticas.

-É informal e não sistemático.

-Exemplos: o talento de um pintor ou escultor, a habilidade de um atleta.

-É aquele que sofreu um processo de migração do cérebro humano.

-Está codificado em documentos e mídias.

-Pode ser armazenado, comunicado e transmitido por meio de diferentes mídias.

-É formal e sistemático.

-Exemplos: procedimentos codificados, fórmulas científicas.

 

O conhecimento tácito é privado e só pode ser utilizado por quem o detém. Já o conhecimento explícito é público e pode ser utilizado por qualquer pessoa, sem ser consumido.

O sucesso na criação de conhecimento nas empresas resume-se à conversão (interação) do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Não adianta ter um feeling para uma empresa, a não ser se possa convertê-lo em conhecimento explícito, permitindo, assim, que ele seja compartilhado com outras pessoas.

1.3 Os modos de conversão do conhecimento

Existem quatro modos de conversão entre conhecimento tácito e explícito: socialização, externalização, internalização, combinação.

- A socialização é o processo de compartilhamento de experiências, permitindo a interação entre conhecimentos tácitos. Desta forma, o conhecimento pode ser adquirido de outra pessoa através da observação, imitação ou prática, mesmo sem usar alguma linguagem. Exemplo: Aprendizado de um estagiário na interação com seu orientador numa empresa; amassar e enrolar o pão.

- O processo de externalização é a transformação ou articulação do conhecimento tácito em explícito, com migração do cérebro humano para documentos e mídias diversas, por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. Esse modo é visto no processo de criação de um conceito e, normalmente, é provocado pelo diálogo ou pela reflexão coletiva. Exemplo: Quando ouvimos ou lemos uma metáfora percebemos ou entendemos intuitivamente algo, imaginando outra coisa simbolicamente.

- A internalização é o processo inverso ao da externalização, de migração do conhecimento explícito para o cérebro humano, através de diversas metodologias e atividades de aprendizagem. É a incorporação do conhecimento explícito ao conhecimento tácito. É o “aprender fazendo”.  Exemplo: A leitura de manuais e documentação auxilia o indivíduo a internalizar conhecimento explícito, transformando-o em tácito.

- Combinação é o processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos. É a sistematização de conceitos por meio da combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos. Exemplo:  A criação de conhecimento através da educação (escola, universidade) ou do treinamento formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (537.4 Kb)   docx (622.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com