TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA GESTÃO NA MOTIVAÇÃO DE PARCEIROS

Tese: O PAPEL DA GESTÃO NA MOTIVAÇÃO DE PARCEIROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  Tese  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 11

O PAPEL DO GESTOR NA MOTIVAÇÃO DOS SEUS COLABORADORES

Rosane de Souza Oliveira

Elisete Silva Passos

RESUMO

Este artigo tem como propósito analisar os aspectos motivadores desempenhados pelo gestor dentro de organizações privadas, avaliando a relação afetiva gestor / colaborador, enfatizando a importância dos colaboradores para o sucesso da instituição e as atividades desenvolvidas pelos gestores para motivar sua equipe. A metodologia utilizada foi a Pesquisa bibliográfica. O estudo verificou que são inúmeras as competências que o gestor deve desenvolver para manter seus colaboradores satisfeitos, atitudes éticas, respeito e lealdade são elementos essenciais que devem prevalecer no ambiente profissional, a cooperação e a confiança devem ser mutua, uma vez que para haver êxito no andamento da instituição é necessário haver cumplicidade entre líder e liderados.

PALAVRAS –CHAVES: Aspectos motivadores. Gestor/ colaborador. Ambiente profissional.

ABSTRACT

This article aims to analyze the motivational aspects played by the manager within private organizations, evaluating the affective relationship manager / collaborator, emphasizing the importance of contributors to the success of the institution and the activities undertaken by managers to motivate his team. The methodology was based on bibliographic research. The study found that there are many skills that the manager must develop to keep your employees happy, ethical attitudes, respect and loyalty are essential elements that must prevail in the professional environment, cooperation and trust must be mutual, since to be successful in progress of the institution is needed complicity between leader and led.

KEYWORDS: motivational aspects. Manager / employee. professional environment.

INTRODUÇÃO

No atual cenário das organizações, motivação é um fator que esta sendo bastante enfatizado dentro das empresas que visam crescimento, atualização constante e inovação. Segundo o dicionário Aurélio Motivação é: 1. Ato ou efeito de motivar. 2. Exposição de motivos e causas. 3. V. móbil (2). 4. Conjunto dos fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes), de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um individuo. Conclui-se desta forma que motivação é à procura da satisfação de necessidades. Conseguir a união entre a satisfação individual e os objetivos da organização tem sido o grande alvo dos gestores dentro das empresas, a preocupação das empresas com a motivação dos seus colaboradores é grande, não apenas por se preocupar com o bem estar de seus funcionários, mais principalmente porque o elemento motivação é um dos grandes elementos influenciadores da produtividade e conseqüentemente do lucro, o gestor tem como meta diária manter a motivação dos liderados, estratégia que possibilita que os objetivos institucionais sejam atingidos, pois estes resultados dependem integralmente da equipe, segundo LAGO ( 2001 ) As empresas que descobrem o segredo de como desenvolver e manter times eficazes sem que os supervisores fiquem desmotivados, e provendo os recursos necessário a excelência do serviço, estarão melhores preparadas para enfrentar as constantes mudanças que continuarão a vir (...).

O gestor que visa obter uma liderança de sucesso, precisa conhecer de perto as necessidades, o grau de interesse e anseios de cada colaborador, apesar de a motivação ser individual é utilizada apenas uma receita para motivar todo grupo, partindo deste pressuposto compreende-se a importância do gestor para obtenção de êxito neste processo, DAMETTO ( 2008 ), é ainda mais contundente quando afirma que ‘ A boa liderança requer também boa equipe”.

A relevância deste artigo está focado nas inúmeras competências desenvolvidas pelo gestor em prol da motivação dos seus colaboradores, atitudes éticas, respeito, honestidade são elementos essências que devem prevalecer no ambiente profissional, onde a cooperação e a confiança devem ser mutua havendo sempre cumplicidade entre líder e liderados.

O presente artigo tem como objetivo geral analisar as competências desempenhadas pelo gestor visando motivar seus colaboradores; como objetivos específicos, pretende-se: identificar os tipos de relacionamento entre gestor / colaborador que incentivam a produtividade nas organizações privadas e a importância do gestor em capacitar seus colaboradores.

Este artigo foi realizado na Cidade de Salvador. Com base nos objetivos estabelecidos, estruturou-se a pesquisa nos desafios desempenhados pelo gestor durante o processo de produtividade das instituições privadas, a metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico fundamentada no estudo de teorias de autores que desenvolveram estudos que perpassam a temática em questão, a fim de embasar teoricamente todo o trabalho de pesquisa.

O artigo esta estruturado em três capítulos: O primeiro capitulo aborda as competências e atitudes que um gestor deve possuir; o segundo capitulo enfatiza a importância e a força das relações no ambiente de trabalho, o terceiro e ultimo capitulo analisa a cultura e o clima ideal dentro de uma organização contemporânea. Por fim, a conclusão.

1.0 CULTURA E CLIMA DE UMA ORGANIZAÇÃO PRIVADA CONTEMPORANEA

Para abordar de forma clara e consistente o modelo de cultura e clima das organizações dos dias atuais é fundamental buscar os antigos modelos para fazer uma analise das mudanças ocorridas. No passado a prioridade das organizações estava voltada para a estrutura, para o público externo focando totalmente nos ganhos financeiros, atualmente as relações humanas encontram-se em evidência total, a velha e ultrapassada visão mecanicista que encara a organização como estrutura rígida inflexível na qual os colaboradores eram vistos como meros instrumentos, foi totalmente deixada de lado e substituída por um modelo humano, na qual as organizações são compreendidas como organismos vivos, por isso que atualmente se busca em um gestor a chamada profissionalização de gestão, onde a liderança é exercida de forma natural e espontâneo onde o gestor é visto como referencia pela sua equipe, PASSOS ( 2004, P. 83 ) Relata “ (...) Se as organizações colocarem em primeiro plano os ganhos econômicos, deixando de lado as questões sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com