TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO ANUAL

Por:   •  23/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Serviço Social Do Comércio

Administração Regional Em Roraima

Sistema Fecomércio

CENTRO DE ATIVIDADES SESC - RORAINÓPOLIS

[pic 2]

Centro de Educação SESC-RR Ensino Fundamental I - PSL

Professor (a): Harison Alencar Rodrigues, Isa da Conceição Nascimento, Sueli Carneiro Lima e Vilaci da Silva Sousa.

Turmas: 2º segmento (6º ao 9º ano)

Turno: Vespertino/ Noturno

PLANO ANUAL

  1. Apresentação

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)

Iniciamos mais uma etapa do trabalho na Educação de Jovens e Adultos da nossa instituição e, com ela, renovamos nossas expectativas, esperanças, motivações e ideais. Sabemos que a EJA se revela um espaço muito heterogêneo, composto por pessoas de diferentes faixas etárias, origens étnicas, de gênero e sociais. Diferenças que durante algum tempo, transformadas em desigualdades, afastaram essas pessoas das salas de aula do nosso país. Assim, hoje, cabe a nós, educadores desses homens, mulheres e jovens, uma prática educativa determinada pela equidade e inclusão. Essas características devem se fazer presentes desde a construção do currículo, do plano de curso direcionado a esse público, até no nosso acolhimento e fazer pedagógico, pois estamos cientes de que o currículo não é um mero documento; ele se constrói cotidianamente no modo como acolhemos esses educandos, os escutamos, valorizamos seus saberes, sua cultura, linguagem e, principalmente, nas escolhas didáticas diárias que fazemos. Entendemos que a efetividade do trabalho com jovens e adultos está integralmente relacionada às práticas sociais desses educandos, e podemos afirmar que o plano de ensino aqui partilhado vem ao encontro dessa proposta, instrumentalizando as práticas educativas nas salas da EJA.  

Pela necessidade de delinear e definir uma identidade da Educação de Jovens e Adultos e a construção de um currículo centralizado em competências e habilidades, garantindo assim a plena educação para todos e a aprendizagem e permanência dos jovens, adultos e idosos na escola, apresentamos este Plano de Curso.

O Plano de Curso da EJA – 2º Segmento foi estruturado, por meio de um trabalho coletivo, pela equipe de professores do SESCLER Rorainópolis. Pautando-nos pelos Eixos Estratégicos Qualidade e Educação de Jovens e Adultos, foram realizadas as seguintes ações simultaneamente:

  • Formação Continuada em serviço, no horário já garantido, para a criação de uma roda de conversa e estudos, que ocorreu em encontros quinzenais. Nesses encontros, foram realizados o estudo sobre os conceitos de competências e habilidades, com estudo criterioso sobre os conteúdos existentes em  planos anteriores, observando quais deveriam permanecer ou não no novo plano, de acordo com o que foi elencado como competências e habilidades a serem construídas pelos alunos;
  • A participação dos professores na preparação do documento, buscando o aprofundamento dos estudos, discussões e registro de sugestões, de forma a valorizar os profissionais envolvidos e suas experiências. Os professores da EJA contribuíram com sua prática e experiência com esse segmento tão peculiar;
  • Adequação curricular à realidade e necessidade dos Jovens, Adultos e Idosos, com a elaboração de um Plano de Curso centrado em Competências e Habilidades, as quais correspondem aos eixos cognitivos básicos, a ações e operações mentais que esses alunos devem desenvolver como recursos mínimos que os tornem hábeis a atuar no mundo que os cerca, com todas as suas responsabilidades e desafios.

Esperamos que o todo o trabalho produzido na elaboração desse documento, mediado pelo diálogo e pela reflexão dos diversos educadores envolvidos no decorrer desse projeto, possa ecoar dentro das diversas classes que atendem essa modalidade, contribuindo para uma educação mais conscientizadora e transformadora.

A prática educativa nos mostra que “importante não é a transmissão de conteúdo específico, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida”, pois o aluno não aprende somente com a transmissão de conteúdo, mas sim o relacionando com a sua realidade e às suas vivências (Libâneo, 1996, p.13)

2. Disciplinas

LÍNGUA PORTUGUESA: O ensino da Língua Portuguesa deve proporcionar o desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal, de forma que estas circulem em espaços distintos, evitando, assim, o preconceito e valorizando as diferentes formas de expressões linguísticas.

MATEMÁTICA: O ensino da Matemática possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico, permitindo compreender o mundo em que vivemos, viabilizando a construção do conhecimento nos diversos campos de atuação.

CIÊNCIAS: O estudo de Ciências propõe a compreensão do mundo e suas transformações e permite que nos reconheçamos como parte do Universo. Por meio desse saber podemos questionar o que vemos ou ouvimos, intervir na natureza e saber utilizar seus recursos sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações.

GEOGRAFIA: É a área do conhecimento que explica a organização do espaço no planeta, pois compreende o desenvolvimento de habilidades relacionadas a localização, a orientação, a simbolização e a expressão gráfica, o que implica a construção das relações espaciais, contribuindo para a formação da cidadania.

HISTÓRIA: Contribui ativamente para a construção do conhecimento de aspectos do passado, favorecendo a compreensão de fatos ocorridos no presente, tornando possível um olhar crítico sobre o cotidiano da sociedade.

ARTES: Estuda a transformação das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas, dos estilos, dos conceitos transmitidos através das obras de arte, podendo estar representada de diversas maneiras, através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre outros.

 ENSINO RELIGIOSO: Proporciona o conhecimento dos princípios morais e religiosos, considerando valores éticos e sociais, explorando temas de seu interesse de maneira interdisciplinar, através de atividades que estimulem, sobretudo, o diálogo e o respeito entre as diversas religiões.

EDUCAÇÃO FÍSICA / CORPO E MOVIMENTO: É uma oportunidade para que os alunos possam praticar, viver, sentir e usufruir seu corpo, participando de atividades recreativas, realizadas a partir de jogos, brincadeiras, danças e esportes, favorecendo a integração do grupo.

2.Objetivo Geral:

Desenvolver os conteúdos de acordo com cada nível de escolaridade, contemplando as necessidades especificas das diferentes áreas do conhecimento.

3. Recursos didáticos:

  • Caderno, lápis, borracha, computador, impressora, pinceis, canetas, quadro branco, internet, xerox, livro didático e livros paradidáticos.

        

4. Avaliação:

Avaliações diagnósticas:

Esta avaliação é usada para “diagnosticar” o que um aluno sabe e o que ele não sabe.

Avaliação formativa:

Esse tipo de avaliação é usada para medir a aprendizagem do aluno durante a aula.

Avaliação comparativa:

Esta avaliação é usada para verificar se os alunos dominam um tópico do conteúdo.

Avaliação somativa:

Esta avaliação é utilizada como uma forma de controle, no final do ano ou do bimestre, para avaliar quantos conteúdos os alunos aprenderam no geral. Esse tipo de avaliação é semelhante à avaliação comparativa, mas abrange tudo o que os alunos aprenderam ao longo do bimestre ou ano. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (216.4 Kb)   docx (236.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com