TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO PLANO ANUAL DE HISTORIA PARA O ENSINO MÉDIO

Por:   •  26/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE DO PLANEJAMENTO ANUAL – HISTÓRIA ENSINO MÉDIO

O plano anual do professor precisa estar de acordo com a Base Nacional Curricular Comum – BNCC, desenvolvendo os conteúdos no decorrer do ano letivo afim de que todos os alunos possam acompanhar o cronograma de ensino ainda que sejam vindos de escolas diversas.

O professor tem liberdade para escolher as metodologias que melhor entender para abordar os conteúdos propostos para o ano letivo, entretanto deve obedecer aos objetivos que devem ser atingidos em cada ano do ensino médio.

Ao analisar o plano anual de trabalho do docente para o 1º ano do ensino médio é possível identificar os seguintes objetivos, representados pelos verbos compreender, identificar, reconhecer, analisar, conhecer, relacionar. Para a disciplina de história o 1º ano do ensino médio está mais voltada a conhecer os povos e a formação e distribuição dos mesmos pelos continentes.

Ainda que o 2º ano do ensino médio trabalhe com os mesmos verbos já citados para o ano anterior, as disciplinas abordadas relacionam-se mais aos processos históricos e conflitos que constituíram o mundo moderno: formação dos Estados Nacionais; Revolução Industrial e capitalismo; trabalho, exploração e resistência; conflitos culturais e organização social; e embate entre absolutismo e liberalismo. Trazendo para o universo do aluno discussões politicas visando a formação de opinião dos indivíduos e sua autonomia em discernir sobre tais temáticas.

Para o ultimo ano do ensino médio, ou seja, o 3º ano, o docente organizou os conteúdos a serem abordados trazendo discussões atuais, realizando associações do passado com o presente.

Os conteúdos abordados no 3º ano do ensino médio visam compreender os processos históricos e conflitos que constituem o mundo contemporâneo: a expansão, crise e reformulação do capitalismo; ascensão e queda do comunismo real; formação e resistência à discriminação étnica, racial e sociocultural; o desenvolvimento tecnológico e seus desdobramentos socioeconômicos, culturais e políticos; e embate entre democracia e totalitarismo.

Nesta proposta de plano anual elaborada pelo docente, as metodologias utilizadas são aulas expositivas com auxílio do livro didáticos além de textos, imagens, mapas, trechos de filmes ou documentários visando a interpretações dos alunos sobre os fatos estudados.

A maneira pela qual o professor irá avaliar seus alunos será através de atividades que vão desde a elaboração trabalhos individuais e em grupos, além de prova com peso maior no valor de 6 pontos, apresentando questões de múltipla escolha com análise de afirmativas, verdadeiro ou falso e análise de imagens e mapas.

A organização da disciplina de história para o ensino médio tem papel fundamental para a formação do discente trazendo, inicialmente, conhecimento da constituição do mundo em que vivemos e, na sequência, apresentando formas de desenvolvimento dos povos, concluindo a aprendizagem com as concepções políticas existente no intuito de desenvolver o senso crítico e a autonomia do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com