TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Por:   •  1/10/2022  •  Artigo  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3


SUMÁRIO

1.        RESUMO

2.        INTRODUÇÃO        

3.        MATERIAIS        

3.1.        Reagentes

3.2.        Vidrarias        

3.3.        Equipamentos em geral        

4.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        

5.        RESULTADOS

6.        CONCLUSÃO        

7.        REFERÊNCIAS

 


INTRODUÇÃO


REAGENTES

[pic 1]

VIDRARIAS

Tubos de ensaio

Béquer

EQUIPAMENTOS EM GERAL

Centrífuga

Chapa Aquecedora

Pipeta


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Colocou-se água destilada em um tubo de ensaio e deixamos em banho de água fervendo dentro de um Becker de 250 ml. Iniciamos primeiro esquentando a água, para quando fôssemos usá-la, ela já estaria quente.

Em um tubo de ensaio foram adicionadas 10 gotas dos reagentes nitrato de prata e nitrato chumbo, ambos em solução. Em seguida foram adicionadas 10 gotas da solução de HCl 3,0 M no tubo de ensaio contendo o nitrato de prata e chumbo.  Após isso, a solução foi homogeneizada e levada para o centrifugador, por aproximadamente 1 minuto. Ao retirarmos a solução da centrífuga foram adicionadas mais 2 gotas do HCl 3,0 M e levou-se a solução para a centrifuga novamente para que houvesse a precipitação completa dos cloretos dos cátions.

Com o auxílio de uma pipeta conta gotas, o líquido sobrenadante centrifugado foi removido da solução, sendo colocado em um outro tubo de ensaio ao qual chamamos de C-I, restando no tubo apenas o resíduo ao qual denominamos R-I, que seriam os cloretos dos cátions desse grupo. O tubo C-I que foi guardado pois poderia conter os cátions solúveis na forma de cloreto.

Foram adicionados ao tubo R-I 10 gotas da água destilada que havíamos colocado para ferver no início do experimento, e deixamos o tubo R-I em banho de água fervendo por 5 minutos e com agitação constante. Após o banho de água fervente o tubo R-I foi levado para a centrifuga por 1 minuto.

O líquido centrifugado foi removido com auxílio da Pipeta conta gotas e colocado em um tudo de ensaio ao qual denominamos C-II e o resíduo restante chamamos de R-II. O processo anterior foi feito novamente para o resíduo R-II com a adição de água quente e juntou-se o centrifugado ao anterior, C-II.

O resíduo R-II poderia conter AgCl enquanto o centrifugado foi utilizado para confirmar a presença do íon Pb2+. No centrifugado C-II foram adicionadas 2 gotas de acetato de sódio 1,0 M e em seguida 4 gotas de cromato de potássio (K2CrO4) 1,0 M. A formação de um precipitado amarelo confirmou a presença dos íons Pb2+. Colocou-se no resíduo R-II 15 gotas de hidróxido de amônio 6,0 M para alcalinizar o meio. Em seguida foram adicionados HNO3 gota a gota, com agitação constante, até que o meio se tornasse ácido. Verificou-se a acidez com o auxílio do papel tornassol. A formação de um precipitado branco indicou a formação dos íons Ag+.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com