TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR TRABALHO REMUNERAÇÃO E RENDA

Pesquisas Acadêmicas: O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR TRABALHO REMUNERAÇÃO E RENDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR TRABALHO REMUNERAÇÃO E RENDA

Olho D’Água das Flores

2014

Maria Quitéria Soares da Silva

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR TRABALHO REMUNERAÇÃO E RENDA

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço

Social da UNOPAR-Universidade Norte do

Paraná-para disciplina de Atividades Inter

disciplinares. Professores Rosane Ap. Belieiro Malvezzi, Sergio de Goes Barbosa e Wilson Sanches.

Olho D’Água das Flores

2014

Sumário

1. Introdução 4

2. Desenvolvimento 5

3. Conclusão 6

4. Referências Bibliográficas 7

1. Introdução

A imigração é um elemento que faz parte do processo da dinâmica populacional desde às civilizações primitivas quando a prática do nomadismo se fazia presente na luta pela sobrevivência humana.

A migração não é importante apenas para as pessoas que trocam de local de domicílio. Ela também influencia de maneira decisiva em muitos outros aspectos com: no desenvolvimento de cidades regiões e países, no crescimento das populações das cidades, na troca de conhecimento e tecnologias entre os povos, no mercado de trabalho de uma maneira geral, portanto assim como as pessoas se modificam quando mudam de cidade, as cidades, regiões e países também se modificam de tal forma que algumas passam a ter um novo perfil diante da presença transformadora dos imigrantes.

No caso do Brasil em particular, com o fim do tráfico negreiro e da escravidão e a necessidade da utilização da mão-de-obra para trabalhar na lavoura somada a caótica situação econômica em que se encontrava a Europa em meados do século XIX muitos imigrantes foram atraídos à procura de melhores condições de vida e trabalho. Esses migrantes foram responsáveis por um aumento considerável da nossa produção de café trabalhando como empregados ou proprietários de terras e estiveram presentes também, no processo de industrialização do Brasil ajudando na urbanização das cidades, portanto o trabalho dos imigrantes caminhou paralelamente ao desenvolvimento e a diversificação econômica brasileira.

Desenvolvimento

O movimento em que o homem se dirige de uma região para outra modificando a composição das populações é o que chamamos de migração.

Segundo Pieruccini e Iwake (2003) a partir do início do século XX a formação econômica do Brasil tem sido influenciado pelos movimentos migratórios que acontecem em grande escala pela busca de melhores condições de trabalho em áreas urbanas que possuem empregos mais atrativos, o que aumenta o grau de urbanização e a densidade populacional no país. Atualmente a migração internacional apresenta uma complexidade que engloba a área econômica, política, cultural, ética e social. São pessoas rotuladas pela raça, religião, etnia que sofrem preconceito e outros problemas inconvenientes como por exemplo a xenofobia. Todos esses problemas fazem parte do processo migratório contemporâneo.

De uma maneira geral a realidade dos imigrantes, que buscam por melhores condições de emprego, salário e renda não é bem vinda em países mais desenvolvidos. A maioria deles vive na condição de migrante ilegal.

Por falta de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com