TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Das Políticas Públicas

Projeto de pesquisa: O Papel Das Políticas Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 9

1- INTRODUÇÃO:

O professor é responsável pela distribuição e pela qualificação e construção do conhecimento do aluno, a formação profissional dos professores se dá ao mesmo tempo ao passo que passam o que aprendem e de forma contínua o que ensinam. Um processo contínuo de desenvolvimento e integração, absorção e diligência no que tange a aplicabilidade do saber, fórmulas, diretrizes, e regras, que com o passar dos tempos tem a necessidade de coadunar com a nova realidade que o desenvolvimento impõe. As novas tecnologias não podem ser desprezadas, mas como lidar com elas sem treinamento, sem atualizações perante esta nova realidade. O poder público carece de recursos, isto é sabido, mas treinamento do seu corpo docente é imprescindível. Conforme já contemplado na lei de diretrizes e bases da educação, lei 9.394, a educação é ampla, e envolve vários contextos, e quando a sociedade evolui, necessária que a educação destinada a estas pessoas acompanhem esta evolução.

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

(ARTIGO 1º, LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996)

Atualmente professores vivem uma realidade que é marcada cada vez mais pela presença das tecnologias da informação e comunicação, em especial a informática. Essas novas tecnologias têm se constituído como um suporte estratégico e fundamental para os diversos setores da sociedade contemporânea atual, sua presença é marcante e incisiva no campo da educação e em seus diversos níveis e setores. O impacto e as implicações desta relação entre educação e tecnologia estão evoluindo à medida que todos os níveis de ensino, da escola básica aos cursos de pós-graduação, vêm aos poucos incorporando estas tecnologias em sua prática pedagógica e esse contexto tem provocado um debate constante no campo do trabalho docente. Este debate é motivado não só pela expansão do uso social das tecnologias da informação e comunicação, mas também pelos desafios que se colocam para a formação inicial e continuada dos professores e mesmo pelas pressões que a escola sofre por parte das comunidades na apropriação de recursos cada vez mais avançados que estejam de acordo com a realidade dos alunos, estes também inseridos no contexto evolutivo que as novas tecnologias impõe.

A importância do tema é muito relevante para o campo da educação no Brasil que políticas públicas, como o PROINFO, as Escolas em Redeii e o Projeto Inclusão Digital, são apenas algumas das respostas dadas pelo poder público nas três instâncias governamentais, com intuito de atender essa demanda social emergente.

Outros programas, estão sendo propostos e inúmeras pesquisas acadêmicas destinadas a investigar a aplicação e a repercussão destas tecnologias no campo da educação, são exemplos do aumento considerável do interesse pela área no país e que se desenvolvera, sobretudo, nos últimos anos. Com este desenvolvimento, a relação entre educação e tecnologia vem suscitando maior interesse por parte de pesquisadores, grupos de pesquisa e universidades tanto em relação à formação inicial como na formação continuada dos professores no atual contexto educacional e prova disso são os diversos encontros que tratam desta temática. Eventos tentam promover uma discussão das tecnologias da informação e comunicação no trabalho docente, sobretudo no processo de formação e atuação dos educadores nos diversos níveis de ensino, embora saiba da enorme complexibilidade que este intento enfrenta.

Gestores da administração pública terão árdua tarefa para coadunar esta difícil proposta, quer pela carência de recursos da própria administração, e também pela resistência pessoal que o docente tem em atualizar-se, inserindo em seu manancial teórico, novas formas de conhecimento imposto pela evolução cientifica.

2- A transformação e o desenvolvimento do docente:

A sociedade atual tem passado por um processo de grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, onde as novas tecnologias da informação e comunicação têm presença marcante no conjunto das mudanças anunciadas.

No plano econômico, por exemplo, o funcionamento e a organização do sistema

capitalista, atingiu hoje um estágio onde as novas tecnologias têm tido um papel importante para o desenvolvimento do setor produtivo assim como uma expansão do setor de serviços contribuindo para o aumento da competitividade entre as empresas e países de grande parte das sociedades atuais.

Neste aspecto, as novas tecnologias têm se constituído como um instrumento facilitador deste novo cenário globalizado onde a informação e o conhecimento são tidos como elementos fundamentais da nova engrenagem social, se tornando uma marca dos interesses econômicos globais. Segundo o sociólogo espanhol Manuel Castells Oliván, as novas tecnologias têm importante participação nas alterações do mundo contemporâneo e consequentemente na constituição do novo cenário que se apresenta:

No fim do segundo milênio da Era Cristã, vários acontecimentos de importância histórica têm transformado o cenário social da vida humana. Uma revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação está remodelando a base material da sociedade em ritmo acelerado. Economias por todo o mundo passaram a manter interdependência global, apresentando uma nova forma de relação entre a economia, o Estado e a sociedade em um

sistema de geometria variável. (Castells, v.1, 2001, p. 21).

Manuel Castells Oliván afirma, que as mudanças econômicas apresentam, além disso, outras características como a organização das empresas em rede e maior flexibilidade de gerenciamento das economias mundiais:

A revolução da tecnologia da informação motivou o surgimento do informacionalismo como base material de uma nova sociedade. No informacionalismo, a geração de riqueza, o exercício do poder e a criação de códigos culturais passaram a depender da capacidade tecnológica das sociedades e dos indivíduos, sendo a tecnologia da informação o elemento

principal desta capacidade. A tecnologia da informação tornou-se ferramenta indispensável para a implantação efetiva dos processos de reestruturação socioeconômica. De especial importância, foi seu papel ao possibilitar a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com