TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Cidadão Nas Transformações Sociais

Artigos Científicos: O Papel Do Cidadão Nas Transformações Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  333 Visualizações

As mudanças em uma nação somente acontecem quando o povo consegue perceber as injustiças a sua volta. Mas será que o cidadão atual está cumprindo plenamente o seu papel na hora de reivindicar os seus direitos ?

Desde o início da humanidade , os mais pobres são oprimidos pela alta sociedade , nem sempre podendo alcançar os seus objetivos. Mas isso começou a mudar quando a população , consciente de seu poder , fez manifestações e iniciou uma batalha por melhores condições de vida e trabalho.A Revolução Francesa é um grande exemplo de revolta com grande participação popular .Pode-se também citar os manifestos no nosso país , desde a Inconfidência Mineira e as Revoltas Regenciais até as - Diretas Já- , os - Caras Pintadas- e mais recentemente - a Revolta do Vinagre.

Contudo , nem todas as pessoas conseguem perceber os problemas sociais e como eles se refletem na nossa vida .Vivem como – cegos – em meio a corrupção , criminalidade , entre outros , aparentam ter medo de protestar , caindo assim na alienação.

É necessário que a sociedade atuante começe a despertar nos jovens e adultos corrompidos pela indiferença , a importância de buscar o retorno do seus impostos para o dia a dia e de exercer o seu dever como cidadão atuante e crítico. Sem a presença das massas , as transformações jamais acontecerão

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com