TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DAS REDES SOCIAIS

Trabalho Escolar: O PAPEL DAS REDES SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NAS MANIFESTAÇÕES 4

2.1 O PAPEL DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO E PROPAGAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL 4

2.2 REDES SOCIAIS: A NOVA PRAÇA PÚBLICA DA INTERNET 4

2.3 AS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE MOBILIZAÇÃO 5

2.4 RELAÇÃO ENTRE AS MANIFESTAÇÕES RECENTES E PASSADAS 5

2.5 ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE AS MANIFESTAÇÕES 5

2.6 A POLÍTICA ARTICULADORA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO PASSADO X O FOCO ARTICULADOR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE 5

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Originalmente, as grandes manifestações populares da história do Brasil foram lideradas por movimentos sociais, estudantis e sindicais. Esses movimentos sociais sempre existiram e sempre existirão.

No entanto, este veículo se tornou ultrapassado para os dias em que vive a população. Atualmente, existe outro elemento responsável pelo crescimento e organização dos protestos, que são as mídias sociais. O funcionamento desses meios digitais possibilita aos usuários liberdade para se expressar sem limitação de tempo ou espaço.

É interessante ressaltar que as manifestações já existiam no passado, sendo que, atualmente, tomaram uma proporção bastante significativa e de com poder de mobilização mais efetivo, exatamente devido à propagação das redes sociais no mundo inteiro.

O Brasil, desde sempre viveu momentos de mobilizações populacionais, onde sempre defenderam questões de interesse geral da população. Hoje, percebe-se que esses movimentos sociais acontecem em maior proporção de mobilização, uma vez que as pessoas vêm se tornando mais “políticas” e buscando de fato seus direitos.

Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais ou transnacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de comunicação e informação, como a internet.

2 O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NAS MANIFESTAÇÕES

Movimentos sociais são ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas.

Gonh, 2008

2.1 O PAPEL DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS NA DIVULGAÇÃO E PROPAGAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

As manifestações que ocorreram em todo o país foi um acontecimento inédito, milhares de pessoas compareceram às ruas, unidas com objetivo de mudança no Brasil, sendo a internet e as redes sociais um meio fundamental para organização e articulação dos protestos, um ambiente que proporcionou a disseminação das ideias, a livre liberdade de expressão, debate sobre as questões políticas e conscientização da sociedade.

Com indignação, vários usuários da internet vêm publicando conteúdos com a pretensão de orientar a todos sobre os escândalos e descaso do governo na política. Essas questões tornaram-se, amplamente, temas de importância nas redes sociais, com apenas um clique cada um reivindica seus direitos, tornando-se uma ferramenta facilitadora, que possibilita à sociedade acesso aos acontecimentos, participação na política e possibilita a integração das pessoas, causando repercussões enormes que culminou o maior fenômeno de mobilizações nas ruas já registrado na história do Brasil.

A internet neste processo é meio no qual as informações são disseminadas rapidamente, com isso, as manifestações no Brasil teve como principal ferramenta, as redes sociais que foram utilizadas tanto na divulgação dos protestos como no incentivo para que a população se mobilizasse pela causa, sendo assim um veículo de propagação e organização destes acontecimentos no país.

2.2 REDES SOCIAIS: A NOVA PRAÇA PÚBLICA DA INTERNET

2.3 AS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE MOBILIZAÇÃO

2.4 RELAÇÃO ENTRE AS MANIFESTAÇÕES RECENTES E PASSADAS

Os movimentos sociais são fontes de inovação e matrizes geradoras de saberes. Entretanto, não se trata de um processo isolado, mas de caráter político-social.

Tanto os movimentos sociais do passado como os atuais têm construído representações simbólicas afirmativas por meio de discursos e práticas. Criam identidades para grupos antes dispersos e desorganizados e ao realizar essas ações, projetam em seus participantes sentimentos de pertencimento social. Aqueles que eram excluídos passam a se sentir incluídos em algum tipo de ação de um grupo ativo.

Historicamente, observa-se que as manifestações têm contribuído para organizar e conscientizar a sociedade, um fato notório que permanece até os dias de hoje. Na atualidade, apresentam um ideário civilizatório que coloca como horizonte a construção de uma sociedade democrática. Hoje em dia, suas ações são pela sustentabilidade, e não apenas autodesenvolvimento. Lutam contra a exclusão, por novas culturas políticas de inclusão, pelo reconhecimento da diversidade cultural.

Finalmente, os movimentos sociais tematizam e redefinem a esfera pública, realizam parcerias com outras entidades da sociedade civil e política, tem grande poder de controle social e constroem modelos de inovações sociais.

2.5 ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE AS MANIFESTAÇÕES

No Brasil, os movimentos sociais populares articulados por grupos de oposição aos regimes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com