TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ação Uninter

Por:   •  3/2/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PLANO DE AÇÃO/ATIVIDADE

  1. DADOS DO ESTUDANTE

Nome: TIAGO MIRANDA ALVES

RU: 2115184

Curso: BACHARELADO DE SOCIOLOGIA

Polo: TEIXEIRA DE FREITAS/BA

  1. IDENTIFICAÇÃO

Local/Campo de aplicação: Teixeira de Freitas/Rede de Supermercado Atacadão

Público (quem é, idade, descrição):Funcionários da empresa com idades de 16 a 60 anos.

  1. CONTEÚDO DA ATIVIDADE

Influência da cultura empresarial no desenvolvimento da empresa

  1. OBJETIVOS

Identificar as raízes culturais da empresa que ajudaram na formação do “pensamento” organizacional e as suas implicabilidades.

Refletir sobre a sua utilidade no ambiente de trabalho e na estratégia de negócio.

Promover uma melhor adaptatibilidade dos funcionários da empresa à cultura da empresa.

  1. SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do conteúdo)

As empresas devem ter a necessidade de conhecer suas raízes a fim de melhor identificar comportamentos e atitudes. Isto é relevante, principalmente, porque novos funcionários não se adaptam corretamente com as normas e procedimentos organizacionais ou demoram mais do que deviam a entrar em sintonia com a organização, pois não conhecem sua linha de “pensamento”.

Para este Plano de Ação foi tomado como base a definição de Gianfranco Zorzi (2013) no livro “Ciências Sociais nas Organizações” e de Carolina Ester Kotowitz Rolon (2020) no livro "Sociologia Organizacional" sobre cultura organizacional. Ambos veem a cultura organizacional como um conjunto de valores, crenças, normas e símbolos que são compartilhados pelos membros de uma organização.

  1. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE (introdução, desenvolvimento e encerramento, em formato texto detalhado).

Este Plano de Ação foi criado com o intuito de se entender o processo de formação do ambiente cultural organizacional da rede de supermercados Atacadão, desde a sua formação até os dias de hoje, visando-se ambientar melhor os funcionários desta empresa, que tem idades em torno de 17 a 60 anos, nas mais diversas funções, à sua linha de “pensamento”, diminuindo barreiras e facilitando a execução dos processos/diretrizes organizacionais.

Para isso faz-se necessário uma pesquisa sobre a formação inicial da empresa e a sua constituição hoje. E para a divulgação dos resultados da pesquisa é tencionado realizar uma apresentação a alguns funcionários do grupo presentes a uma filial da rede de supermercados com o intuito de que esta possa ser repassada pela rede a todo o grupo de funcionários da empresa.

A ideia é que todos os colaboradores atuais e também os que serão contratos possam ser melhor conscientizados do modos operandi organizacional da empresa a qual prestam serviço, visando uma melhor adaptação dos mesmos e, consequentemente, melhora também nos resultados (lucros).

  1. RECURSOS

Para este trabalho expositivo, será necessário a criação de slides em Power Point e a posterior apresentação em um projetor em uma sala de treinamentos.

  1. REFERÊNCIAS

ROLON, Carolina Ester Kotovivz. Sociologia organizacional. Curitiba: Contentus, 2020. (BVP)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (210.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com