TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Positivismo

Por:   •  4/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

Positivismo

        O positivismo foi uma ampla corrente de pensamento que durante o século XIX teve um grande efeito na Europa, e assentava-se na ideia de que a ciência é o nosso único meio de construção do conhecimento real.

        Auguste Comte é considerado o “pai” das ciências sociais. Auguste Comte promoveu uma estruturação do conhecimento que servisse de base educacional do Homem e que levasse a humanidade para um maior convívio social.

        O estado positivismo, tido por Comte como estado de virilidade da nossa inteligência, representa uma rutura radical com a postura metafisica. As questões filosóficas tradicionais que nortearam séculos de discussão, como a origem e o destino das coisas, bem como a sua essência, etc., são substituídas por questões que remontam diretamente ao observável. Com efeito, o importante nesse estado não é conhecer as causas dos fenómenos, mas pesquisar, através da observação, as leis que explicam as relações existentes entre elas. O estado positivo, portanto, é o estado cientifico. Seria o momento do pensamento em que o conhecimento cientifico teria alcançado sua mais alta perfeição, a ponto de servir de modelo para a reorganização da sociedade como um todo.

Consequências nas Ciências Sociais

        Todas as ciências são tidas por Comte como ciências físicas. A física é o modelo de ciência positiva, todos os fenómenos, quer astronómicos, químicos ou fisiológicos, são tratados como físicos. Em relação aos fenómenos sociais não poderia ser diferente, daí a denominação física social.

                Comte define física social a ciência como:

“entendo por física social a ciência que tem por objeto o estudo dos fenómenos sociais, considerando no mesmo sentido que os fenómenos astronómicos, físicos, químicos e fisiológicos, isto é, como submetidos a leis naturais invariáveis, cuja descoberta é o fim especial de suas pesquisas. Assim, elas se propõem diretamente a explicar, com a maior precisão possível, o grande fenómeno do desenvolvimento da espécie humana, visto em todas as duas partes essenciais.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com