TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema dos relacionamentos na era digital

Por:   •  12/4/2017  •  Dissertação  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Conteúdo: Elaborar uma dissertação (de no mínimo uma lauda e no máximo duas) sobre a temática: 'o problema dos relacionamentos na era digital'. Justificar seus argumentos utilizando aspectos teóricos vistos em sala (tanto através de leituras como debates).

O problema dos relacionamentos na era digital

Observando os relatados de Zygmunt Bauman em seu livro “Amor Líquido”, me vem à sensação que as redes sociais retratam a imagem que a pessoa quer passar de si e não o que elas são em essência, onde a internet, através das redes sociais, e todo o universo da web, estão contribuindo para o sepultando gradativamente do verdadeiro “eu” das pessoas, retirando assim, aqueles encontros clássicos, que além de agradáveis, permitiam de modo real que pessoas se conhecessem um pouco mais, antes de terem um relacionamento íntimo.

É inegável, que atualmente o mundo virtual, está levando algumas pessoas a se isolar do mundo real. Saem dele para encontrar-se com um grupo de amigos de forma rápida, superficial e sem muita interatividade, e sem a real certeza que esses contatos virtuais são satisfatórios. Mas, é evidente que esse progresso tecnológico criou um paradoxo. Ele veio para facilitar a comunicação e aproximar as pessoas virtualmente, no entanto, está contribuindo para o afastamento das pessoas do contato pessoal, colocando-as, em um mundo virtual, onde o calor das relações humanas, aquele olho no olho, a leveza dos encontros, inexistem. Como diz Zygmunt, “conexão” é evidenciar a facilidade de se desconectar. Lendo essa frase, logo me vem o entendimento que quando estamos conectados virtualmente nos desconectamos do mundo real.  Mas, vale ressaltar que Zygmunt, de modo sucinto, nos faz pensar e refletir como devemos lidar com os relacionamentos na era digital por intermédio de algumas frases de seu livro supracitado, das quais cito algumas: “vivemos em um mundo de incerteza; a afinidade é escolhida; a dificuldade de lidar com o outro está na falta das ferramentas necessárias para se iniciar um relacionamento; o amor-próprio é resultado de ser amado; Amar o próximo não é natural; o caminho da sociedade é autodestruição após um longo definhamento.”

Porquanto, se trouxermos essas frases de Zygmunt à ordem de nosso cotidiano, nos fará entender que estamos deixando desapercebidamente de viver as coisas reais e que valem apenas serem mantidas, para vivermos uma realidade surreal. Se, nos aprofundarmos, entenderemos que não estamos sabendo administrar essa explosão do mundo virtual, nem separá-lo, das coisas do mundo real. Porque a modernidade virtual está conduzindo pessoas a poucas palavras, a sentir-se intimas de outras sem conviver, sem que seja necessário um abraço. Por isso, os problemas dos relacionamentos na era digital, vejo, que é acarretado, não somente pelo fato da dinâmica interativa das redes sociais, mas, em grande parte, pela falta de controle daqueles que fazem uso da internet, como que sem ela, não teriam outras coisas interessantes para fazerem.  

Dissertador:

Sebastião Wanderley de Oliveira Campos

Alcunha do Dissertador: Sewander Olivercam Campos

se_wanderolivercam@hotmail.com

Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho - ULBRA

Bacharelado em Direito – 2017/1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com