TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformação Digital Atividade Validando o Problema

Por:   •  1/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade – Capítulo 1 - Validando o problema

 

1. Identificação do mercado: TAM, SAM e SOM.

        O serviço proposto para a criação de uma startup é a oferta de serviço para auxiliar empresas e usuários finais no processo de transformação digital. Importante salientar que a transformação digital se dá pelo uso de tecnologias digitais para solucionar problemas corriqueiros encontrados no dia a dia de empresas e usuários como: baixo rendimento, produtividade, agilidade e eficácia.

        Dessa forma, podemos concluir que a tecnologia tem um importante papel estrutural para uma empresa, quanto, para atividades corriqueiras de um usuário. Logo, foi levado em conta essa definição para a realização de uma identificação de mercado, para tornar tra pesquisa mais objetiva para obtenção de dados.

A identificação inicial se dá pelo TAM (Total Addressable Market), ou seja, buscamos a identificação total do mercado que podemos atingir com a nossa prestação serviço, obtendo os seguintes dados:  

        Uma pesquisa realizada pela IDC (International Data Corporation), em 29 de novembro de 2018, com 100 empresas de alto nível financeiro, revelou que apenas 4% das empresas estão plenamente cientes da importância da transformação digital. Expandindo esse dado para uma realidade nacional, através de dados obtidos, na página do governo federal (Mapa de Empresas), observamos que o Brasil possui 19,35 milhões de empresas ativas e que somente 774 mil empresas estão cientes da importância da transformação digital, nos levando a um valor 18,576 milhões de possíveis clientes empresariais.

        Já considerando o usuário final, de acordo com a notícia da CN, de 26 de maio de 2020, 1 em cada 4 brasileiros não possuem acesso á internet, que de acordo com o último censo do IBGE de 250 milhões de habitantes, possuímos um total de 62,5 milhões de brasileiros sem acesso à internet, mostrando uma potencial leva de novos clientes a descobrirem os benefícios da digitalização e consequente a transformação que ela pode fornecer. Quanto ao restante da população com acesso, 33% apenas utiliza através de telefones celulares, sobrando um total de 125 milhões de brasileiros com acesso a um computador, sendo esse o real TAM de pessoas físicas que poderiam contratar um serviço de transformação digital.

Para a identificação do SAM (Serviceable Available Market) vamos levar em consideração uma startup com pouca mão de obra, e focada em atender pequenas e médias empresas locais para uma validação inicial de serviços, assim como uma limitação de usuários finais.

Considerando a operação da empresa na cidade de São Paulo, temos um total de 1,7 milhões de empresas ativas e uma população de 12,33 milhões de habitantes. São Paulo capital é a região com maior desenvolvimento do país, porém aplicando as estatísticas nacionais temos um SAM de 1,6 milhões de empresas e 6 milhões de habitantes.

Por fim o SOM (Serviceable Obtainable Market), que seria o mercado atingível de clientes. Considerando um MarketShare realista e bem positivo de 0,2%, seria em torno de 4000 empresas e 12000 usuários.

        

2. Desenho do ecossistema de influências.

Nessa etapa foi desenvolvido o ecossistema do negócio, ou seja, foi feita uma investigação das relações entre todos da cadeia e a influência que cada um exerce sobre o outro, principalmente sobre o cliente da empresa, para que dessa forma se entenda o funcionamento do processo. Tendo então a seguinte figura:

[pic 1]

        Com base na figura, temos a análise de elos proposta a seguir:

Consultoria e serviços em TI:

        - A empresa influencia o cliente a comprar algum equipamento de hardware ou serviço de software que melhor lhe atende através de recomendações feita pela empresa, sendo um influenciador nesse elo;

        - Atua positivamente na relação com o usuário tentando melhorar sua qualidade de usabilidade digital o influenciando na necessidade de uma digitalização eficiente;

Empresas e Indivíduos:

         

        - São os clientes desse elo, pois são os mesmos que sentem a necessidade, ou são procurados pela empresa, para a realização de algum serviço, solicitando os mesmos e realizando o pagamento para o influenciador;

Empregados e indivíduos:

        - Quem realmente vai utilizar as feitorias dos serviços de TI, podendo ou não serem os solicitantes deles, respondendo para a entidade que é o cliente, que seria empresas e indivíduos;

        - São altamente influenciados pela consultoria e serviços em TI, pois estão em constante contato com as soluções propostas;

        - Pressionam as empresas ou indivíduos para a contratação de serviços que melhorem a usabilidade digital;

Industria de hardware e software:

        
- Criam soluções e produtos que serão utilizados pelas empresas e indivíduos;

        - São influenciados pelas empresas de TI para soluções mais eficientes, melhor custo-benefício e novas aplicações;

Governo:

        - Órgão governamental que regula as transações.

        Feito o mapeamento, observamos que a dinâmica de funcionamento se dá pela solicitação dos empregados e indivíduos por melhorias para empresas e indivíduos, ou a mesmo pela livre iniciativa da própria empresa e indivíduos para a prestadora de consultoria e serviços em TI. A empresa de TI faz uma análise da situação, para que assim procure serviços e produtos ofertados no mercado pelos fabricantes de hardware e software e aplicando os mesmos nas empresas e indivíduos. Existe também a solicitação da empresa de TI pela oferta de novas soluções, propondo assim uma rotatividade do sistema. Segue abaixo a jornada do usuário:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (339.3 Kb)   docx (220.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com