TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É GLOBALIZAÇÃO E COMO FOI EXPRESSO?

Tese: O QUE É GLOBALIZAÇÃO E COMO FOI EXPRESSO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É ESSA GLOBALIZAÇÃO E COMO ELA SE MANIFESTA?

Não há uma definição que seja aceita por todos. Ela está definitivamente na moda e designa muitas coisas ao mesmo tempo. Há a interligação acelerada dos mercados nacionais, há a possibilidade de movimentar bilhões de dólares por computador em alguns segundos, como ocorreu esta semana nas Bolsas de todo o mundo, há a chamada "terceira revolução tecnológica" (processamento, difusão e transmissão de informações). Os mais entusiastas acham que a globalização define uma nova era da história humana.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GLOBALIZAÇÃO, MUNDIALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO?

Globalização e mundialização são praticamente sinônimos. Os americanos falam em globalização. Os franceses preferem a palavra mundialização. Quanto à internacionalização, a palavra pode designar qualquer coisa que escape ao âmbito do Estado nacional."O fenômeno da globalização resulta da conjunção de três forças poderosas: 1) a terceira revolução tecnológica (tecnologias ligadas à busca, processamento, difusão e transmissão de informações; inteligência artificial; engenharia genética); 2) a formação de áreas de livre comércio e blocos econômicos integrados (como o Mercosul, a União Européia e o Nafta); 3) a crescente interligação e interdependência dos mercados físicos e financeiros, em escala planetária".

Discorda o jornal francês "Le Monde", em recente dossiê sobre a "mundialização", como os franceses insistem em chamar a globalização. Lembra primeiro, que "o comércio entre nações é velho como o mundo, os transportes intercontinentais rápidos existem há vários decênios, as empresas multinacionais prosperam já faz meio século, os movimentos de capitais não são uma invenção dos anos 90, assim como a televisão, os satélites, a informática".

O que "Le Monde" chama de "novidade" é "a desaparição do único grande sistema que concorria com o capitalismo liberal em escala planetária, ou seja, o comunismo soviético".

Aí, sim, fecha-se o ciclo, porque o fim do comunismo permite globalizar de fato o capitalismo, com todas as implicações decorrentes: aumento no fluxo de comércio, de informações e de expansão das empresas multinacionais para mercados antes fechados. Tudo somado, tem-se que a "a mundialização é bem mais que uma fase suplementar no processo de internacionalização do capital industrial em curso desde faz mais de um século", como escreve, para este caderno, o especialista francês François Chesnais. Chesnais prefere ao que chama "termo vago" ("mundialização") definir esse fenômeno como "regime mundializado de dominação financeira".

Tem certa razão: a globalização ainda é, acima de tudo, um fenômeno financeiro.

A crise das bolsas é uma prova: a um simples toque de computador, bilhões de dólares se evaporam em Hong Kong e reaparecem em Nova York, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com