TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro Expressoes

Casos: Micro Expressoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 5

“Micro-expressões faciais são expressões faciais rápidas e involuntárias. Normalmente, ocorrem quando a pessoa tenta ocultar ou reprimir determinadas emoções.”

EXPRESSÕES E MICRO-EXPRESSÕES FACIAIS

A microexpressão é uma expressão facial involuntária mostrada na face do ser humano, quando este tenta esconder uma emoção. Elas costumam ocorrer em situações de tensão, onde as pessoas têm algo a perder ou a ganhar. Diferentemente das expressões faciais normais, é difícil disfarçar uma micro expressão.

Segundo o psicólogo norte-americano Paul Ekman as sete emoções universais são: nojo, raiva, medo, tristeza, alegria, surpresa e desprezo. No entanto, Paul Ekman expandiu sua lista de emoções básicas, incluindo uma gama de emoções positivas e negativas dos quais nem todas são codificadas nos músculos faciais. Estas emoções são: diversão, desprezo, excitação, culpa, orgulho, alívio, satisfação, prazer e vergonha. Tais expressões duram por volta de um quinto de segundo.

As expressões faciais são comportamentos que se tornam fundamentais para desarmar psicologicamente o outro. Uma maneira de manipular é com o sorriso, em todas as culturas o sorriso é a expressão que todos percebem como sinal de honestidade e simpatia. Somos facilmente seduzidos por um belo sorriso. Mas existem fatores para nos ajudar a detectar a falsidade. Se observarmos com atenção o sorriso falso tem a aparência física de um sorriso estático de fotografia. Ekman sugere que prestemos atenção nos olhos, boca, sobrancelha, movimentos de franzir o nariz e ainda ao tom de voz e postura corporal.

Micro-expressões comuns

Aparecem quando as pessoas tentam deliberadamente ocultar suas emoções (ou inconscientemente reprimir suas emoções), visível apenas a pessoas treinadas.

Micro-expressões sutis

São "mini" movimentos faciais que muitas vezes aparecem em apenas uma região do rosto: as sobrancelhas, pálpebras, bochechas, nariz ou boca. Esses pequenos movimentos podem ocorrer quando uma emoção começa gradualmente. O indivíduo apresenta uma expressão tão leve pode não ter ainda percebido que ele ou ela é mesmo um sentimento de emoção.

Micro-expressões de mentiras

As nossas Micro Expressões faciais são indicadores fiáveis do nosso verdadeiro estado emocional. Por isso, são um aliado poderoso de alguém que está verdadeiramente comprometido em detetar incongruências na comunicação. Uma observação atenta da face, por pessoas treinadas em Micro Expressões (lembre-se que as Micro Expressões acontecem em menos de meio segundo), pode dar-nos pistas para a mentira

A forma mais comum de escondermos as nossas emoções é através de um sorriso. Fazemos, frequentemente, sorrisos sociais (não genuínos) como forma de mascararmos outras emoções que estamos a sentir. Por exemplo, podemos mascarar uma Micro Expressão de tristeza com um sorriso forçado, como forma de fugirmos a uma situação de embaraço.

Por outro lado, quando estamos a mentir, as nossas expressões faciais não acontecem em simultâneo com os nossos gestos. Por isso, a análise do tempo e da sincronicidade é fundamental. Por exemplo, se alguém fecha os punhos ao lado do tronco com os braços esticados, mas só poucos segundos a seguir observamos a Micro Expressão indicadora de Raiva, existe incongruência entre o gesto e a Micro Expressão facial, e é provável que a pessoa esteja apenas a representar.

Desconfie, ainda, de alguém que demonstra uma Micro Expressão assimétrica. Por exemplo, se está a partilhar uma novidade a um colega/colaborador e ele procura demonstrar surpresa através da elevação assimétrica das sobrancelhas, na verdade, algo pode estar errado e, possivelmente, ele já sabia o que lhe estava a dizer!

Não valorize, por outro lado, alguém que desvia o olhar enquanto fala. Na verdade, os mentirosos experimentados até têm tendência para focar mais os olhos do seu interlocutor, porque acreditam que isso os ajuda a “vender” a sua história. Não obstante, os estudos demonstram que mais de 70% das pessoas acredita que apanhou uma mentira porque alguém desvia o olhar no decorrer de uma conversa.

“A mentira é uma característica tão central na

vida, que um melhor conhecimento desta será

relevante para a compreensão de quase todos

os comportamentos humanos”

(Ekman, 1985).

Contexto

Micro Expressões: A verdade em suas faces

Nos tempos atuais, podemos observar que muitos de nós temos a prática de elaborar mentiras para diversas situações, sem ao menos haver necessidade.

E se eu disser que para cada mentira existe uma micro expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com