TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Economia

Artigo: O Que é Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

O que é economia?

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. Sendo uma ciência social.

Como se divide a economia?

A Ciência Econômica possui diversas correntes e divisões, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia.

Microeconomia

Formação de preços, lei da oferta e da procura, comportamentos do mercado, enfim, existem diversas funções econômicas agregadas na microeconomia. Analisa a relação entre empresas e consumidores, além da interação entre os dois setores para decidir os melhores preços e quantidades de bens ou serviços. Na prática o estudo está incumbido em estudar os funcionamentos da oferta e da procura da formação do preço em níveis mercadológicos.

Macroeconomia

A macroeconomia mede a atividade global existente dentro do sistema econômico compreendido como um todo. São divulgados com valores brutos de simples compreensões. Interessante notar que mesmo as nações adiantadas no desenvolvimento apresentam os índices em valores líquidos.

O que a economia estuda?

Economia é uma ciência social que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Por tanto, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas

principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

Problemas econômicos fundamentais

A economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização econômica:

1. O que produzir e em que quantidades? Quais os produtos e serviços deverão ser produzidos para satisfazerem da melhor forma possível as necessidades da sociedade?

2. Como devem os bens ser produzidos? Que tecnologias e métodos de produção utilizar? Que matérias primas deverão ser utilizadas para produzir determinado produto?

3. Para quem são os bens produzidos? Como repartir pelos diferentes agentes económicos os rendimentos disponíveis? Quem deverá ganhar mais e quem deverá ganhar menos?

Ou seja, o estudo da eficiência e da equidade. Contudo, no mundo contemporâneo, a sustentabilidade da produção para as gerações futuras se impõem como um quarto problema econômico básico, exigindo que se repense o crescimento econômico e o próprio sentido coletivo do consumo em permanente expansão sem propiciar um verdadeiro bem-estar às sociedade humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com