TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Ideologia

Dissertações: O Que é Ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

CHAUÍ,Marilena.-2.ed.O que é ideologia.São Paulo:Brasiliense,2008.

O livro da editora Brasiliense, divide-se em cinco capítulos. O primeiro faz referência ao por que do livro estudar o tema “Ideologia”. Os outros acabam comentando um por um a respeito de dado momento da história e da visão dos seus filósofos em relação ao chamado ideologia. As suas páginas se iniciam com os gregos e terminam no século XX, analisando as transformações que trouxeram consequências para o mundo moderno. O livro, entretanto, não rodeia apenas esses extremos, mas faz referencia à época de Augusto Comte, Karl Marx e Émile Durkheim.

“Conjunto sistemático e encadeado de ideias. Ou seja,confundem ideologia com ideário.”(p.7 )

“O filósofo Aristóteles afirmou que só há conhecimento da realidade(portanto,da permanência e do movimento dos seres) quando há conhecimento da causa-‘conhecer é conhecer pela causa”(p.10 )

“uma teoria exprime,por meio de idéias,uma realidade social e histórica determinada,eo pensador pode ou não estar consciente disso”(p.13 )

A autora, inicia falando de falsidade ideológica e outras expressões desse tipo que dão, erroneamente, à palavra ideologia o significado de conjunto sistemático e interligado de ideias, ou seja, uma concepção vaga à sua realidade. O que, consequentemente, faz com que seja confundido com ideário, ou seja, um ideário qualquer. E entra nas causas da ideologia

“com os trabalhos de Galileu,Francis Bacon e Descartes(entre outros),o pensamento moderno reduziu as quatro causas apenas a duas,a eficiente e a final”(p.14 )

“de um lado,o trabalho como expressão de uma vontade e dotada de fins próprios”(p.19)

“Assim,a concepção mecânica da natureza como causalidade eficiente necessária a ser dominada e transformada pela ciência e técnica e a concepção da liberdade de vontade,que atua na ética a na política,pressupõem a separação entre matéria(corpos) e espírito (almas)”(p.19 )

“se o real não é constituído de coisas,então será constituído,por ideias ou por nossas representações das coisas”(p.22 )

“A realidade é considerada um dado dos sentidos ,para o empirista,ou um dado da consciência ,para o idealista.”(p.22 )

Duas formas de analisar a realidade: é através do empirismo e do idealismo. Um exemplo de Ideologia é dado pela autora: numa sociedade dividida em classes, na qual uma das classes explora e domina a outra, as explicações ou ideias (pelas quais precisam explicar e compreender sua própria vida individual, social, suas relações sociais) serão produzidas e difundidas pela classe dominante para legitimar e assegurar seu poder econômico, social e político. Por esse motivo, essas ideias tenderão a esconder dos homens o modo real como suas relações sócias foram produzidas e a origem das formas sociais de exploração econômica e de dominação política.

Esse ocultamente da realidade social se chama Ideologia.

No entanto, uma Ideologia não possui um poder absoluto que não possa ser quebrado e destruído. Quando uma classe social compreende sua própria realidade, pode organizar-se para quebrar uma Ideologia (através de uma revolução, reforma etc.) e transformar a sociedade.

“O termo ideologia aparece pela primeira vez na frança após a Revolução Francesa(1789)”(p.27 )

Juntamente com outros pensadores, pretendia elaborar uma ciência da origem das ideias, tratando-as como fenômenos naturais que exprimem a relação do corpo humano com o meio ambiente.

“O sentido pejorativo dos termos ideologia e ideólogos veio de uma declaração de Napoleão que num discurso ao conselho de estado em 1812, declarou:”todas as desgraças que afligem nossa bela frança devem ser atribuídas á ideologia.”(p.29 )

A Ideologia passou de uma ciência natural da aquisição das ideias calcadas sobre o próprio real para designar – daí em diante – um sistema de ideias condenadas a desconhecer sua relação concreta com a realidade.

O termo Ideologia voltou a ser empregado com seu sentido próximo ao do grupo francês pelo filósofo Auguste Comte em seu livro Curso de filosofia positiva.

“A Ideologia possui, agora, dois significados: tentava estudar a formação das ideias pelas relações sociais; e passa a significar também o conceito de ideias de uma época, tanto como “opinião geral” quanto elaboração teórica dos pensadores dessa época.”(p.31)

“Durkheim chamará de ideologia todo conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com