TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Sociologia

Por:   •  21/4/2018  •  Resenha  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 5

UDF – Centro Universitário

Coordenação de Ciência Política e Relações Internacionais

Disciplina: Teoria Sociológica

Aula 1 – O que é Sociologia – Capítulo 1 – Carlos Benedito Martins

A sociologia basicamente é uma manifestação do pensamento moderno, fruto de um processo histórico cujas raízes podem ser percebidas na idade média, mas os frutos se constituíram a partir do século XVI em diante.

Um marco necessário para sua compreensão é a desagregação da sociedade feudal e o surgimento e consolidação da sociedade capitalista.

O esforço de seus precursores era a compreensão das novas condições de existência da sociedade humana, sobretudo no contexto de transformação das instituições políticas e econômicas (o advento de revolução industrial e a modernização da política – revolução francesa).

No que tange a Revolução Industrial é preciso compreender que é um processo concentrador em que o triunfo do empresário capitalista tem como consequência a conversão de camponeses em trabalhadores despossuídos.

[pic 1]

Esse processo produz enormes transformações no tecido social da Inglaterra em um primeiro momento e o impacto dessas mudanças não pode ser desconsiderado. A Inglaterra passa de uma sociedade rural para uma sociedade urbana e industrial, isso por si só possibilita a compreensão deste processo. Uma das ilustrações marcantes desse processo é o êxodo rural. (REFLETIR SOBRE ESTE MESMO PROCESSO NO BRASIL DOS ANOS DE 1950 até 2014).

Essas transformações produzem novas formas de organização social, política e econômica. O capitalismo ao mesmo tempo em que liquida a servidão, num segundo momento cria o operário possuidor apenas da sua força de trabalho.

Esse processo se intensificará no século XIX, neste momento o capitalismo como sistema econômico está definitivamente consolidado com a expansão dos mercados e com a sofisticação de produtos e processos de produção, mas de outro lado as consequências desse avanço também são perceptíveis: a precarização das condições de trabalho, o aumento da criminalidade, o aumento da prostituição, o alcoolismo etc.

           [pic 2]                                     [pic 3]

Com a Revolução Industrial surgirá o proletariado o que desempenhará um papel histórico crucial, lutando para superar as condições sociais na qual se encontrava. Por causa disso, o proletariado iniciará a organização de seus interesses.

[pic 4]

Oliver Twist de Charles Dickens (1838)

[pic 5][pic 6]

Diante disso, as transformações sociais passavam a se constituir em PROBLEMA, em OBJETO que deveria ser investigado.

Os primeiros que se dedicaram ao estudo da sociedade ainda não eram sociólogos de profissão, mas sim intelectuais e ativistas que tinham por objetivo a transformação da sociedade. Por meio do conhecimento queriam extrair orientações para ação.

A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial, e desse processo forma extraídos seus temas:

  • A SITUAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA,
  • O SURGIMENTO DA CIDADE INDUSTRIAL,
  • AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS,
  • A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Mas não só as transformações econômicas e sociais são o motor para o surgimento da sociologia, a própria modificação da forma como interpretar os fenômenos sociais é um fator determinante para o surgimento da sociologia como campo.  

A renúncia às explicações sobrenaturais e a aplicação dos métodos de observação e experimentação possibilitou o acúmulo de conhecimento permitindo estabelecer relações entre fatos, em suma o método cientifico.

Um dos aspectos característicos desse processo foi tratar a sociedade a partir dos grupos e não mais dos indivíduos.

O iluminismo foi um dos fatores decisivos para a constituição do estudo sistemático da sociedade, ao criticarem as instituições feudais e convenções sociais advindas da tradição. A denúncia das instituições como injustas e irracionais e por isso a necessidade de sua reforma impulsionam os pensadores a refletirem em torno daquilo que seria uma sociedade ideal.

Mas é preciso ter em mente que a Revolução Francesa teve impacto profundo na reflexão de inúmeros pensadores que perceberem que o processo revolucionário, levado a cabo pela burguesia, de certa forma era inevitável e até em certo sentido incontrolável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (265.6 Kb)   docx (105 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com