TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Sociologia

Por:   •  7/5/2021  •  Exam  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

Questionário diagnóstico de Sociologia.

Relacione as perguntas da primeira folha com as respostas das demais folhas. (não estão em ordem).

 

  1. O que é cultura?
  2. Como a cultura pode influenciar as relações sociais?
  3. Explique como a cultura pode ser, ao mesmo tempo estruturada e estruturante.
  4. Diferencie sociedade de cultura.
  5. Defina etnocentrismo, indicando pontos positivos e negativos.
  6. Existem culturas superiores e/ou inferiores?
  7. Diferencie organização social de estrutura social.
  8. Conceitue: Povo; massa; população; e nação.
  9. À partir da visão marxista da evolução dos modos de produção, explique a lógica  das sucessões dos modos de produção(MDP).
  10. O Darwinismo social pressupõe a perpetuação do mais forte e a eliminação, por inadaptação, dos indivíduos ou grupos mais fracos. Observando o exposto acima , analise  o massacre dos índios americanos pelos colonizadores nos séc. XV e XVI.
  11. Ordem para o progresso. Segundo a lógica positivista a manutenção da ordem é primordial para evolução da sociedade. De posse deste conceito pergunta-se; Quais são os instrumentos utilizados para a manutenção da ordem social interna e externa de uma sociedade?
  12. A coerção (força) é usada para a manutenção da concórdia interna e segurança  externa de uma unidade política. Tal conceito prevê justiça social ou melhoria das condições de vida para a população excluída? Por que?
  13.  O homem nasce mau, deve haver um Estado forte capaz de controlá-lo. (paráfrase- HOBBES). O homem nasce bom, é a sociedade que o corrompe. (paráfrase –ROUSSEAU). Posicione-se argumentativamente a respeito das teorias acima.
  14. O que é direito e dever?
  15. Cite instrumentos institucionais que estabelecem o conjunto de regras que garantem o usufruto dos direitos ce o cumprimento dos deveres.
  16. Conceitue moral e ética.
  17. Que fato histórico pode ser identificado no filme formiguinhaz e que possua as característica de autoritarismo, totalitarismo, etnocentrismo, racismo e expansionismo?
  18. Enumere algumas instituições sociais.
  19. Cooperação, assimilação, acomodação, competição e conflito são importantes processos sociais. Conceitue-os.
  20. Exemplifique política orientada para o Poder, política orientada para o governo e política orientada para a toma da de decisões.
  21. Conceitue globalização.
  22. A Globalização é um processo novo? Qual é o consenso entre os estudiosos a respeito do início da globalização enquanto processo?
  23. Existe alguma relação entre Globalização e colonização?
  24. Dos projetos de sociedade, os mais importantes são: Sociedade de castas, Sociedade de classes e sociedade estamentaria. Faça a distinção entre elas.
  25. O Estado é a nação organizada ou dirigida por um governo. Dos modelos de governo aquele que prevê a liberdade total do indivíduo com relação ao Estado  é ..................................
  26. Idem ao anterior. Aquele que ocorre a prevalência do autoritarismo, totalitarismo e privação dos direitos políticos é .................................. .
  27. Os movimentos sociais são caracterizados pela constante contestação de um sistema que prejudica certa parcela do povo. Na busca por melhoria das condições sociais deste grupo, classe, os indivíduos se organizam e enfrentam o Governo. O movimento social  é duradouro e possui objetivos claros e somente termina com a desistência ou eliminação de seus participantes ou quando os objetivos são alcançados. Existe diferença clara entre ações de auto-promoção, de assistencialismo, de caridade e movimento social. Indique ações que representem estas diferenças.

Resposta:

  1. Cultura é a natureza transformada pelo homem. Constitui-se de modo de pensar, agir e dos artefatos criados pela vida social do homem.
  2. A sociedade humana é constituída por pessoas; a cultura é constituída pelo comportamento das pessoas. A pessoa pertence a sociedade e manifesta cultura. A sociedade consiste em uma estrutura formada pelos grupos, ligados entre si, considerados como uma unidade, participando todos de uma cultura comum.
  3. POVO - Refere-se a um agrupamento humano com cultura semelhante (língua, religião, tradições) e antepassados comuns, supõe certa homogeneidade e desenvolvimento de laços espirituais entre si: Judeus, Ciganos...      NAÇÃO – Ë um povo fixado em um determinado território. Para que haja uma nação é necessário haver um ou mais povos com certa organização, um território e uma consciência comum. Uma nação politicamente organizada é chamada de Estado, este que possui além de território, povo e consciência comum também um Governo. O governo exerce controle imperativo no âmbito de um território onde reivindica o monopólio da força….     POPULAÇÃO -  é o número de habitantes contados de uma área geográfica. O conceito de população independe de cultura, organização social, história, ou pretensão de fixar-se no território...  MASSA – ë o agrupamento Humano que, por incapacidade cognitiva, analítica, educacional, crítica e filosófica, é incapaz de resistir aos apelos ideológicos dominantes, sendo modelados como barro e tomando a forma que o dominante desejar.
  4. Anarquia.
  5. INTERNA – guardas, polícias, milícias. EXTERNA – Exército, Marinha, Aeronáutica.
  6. Nazismo.
  7. A globalização é um processo de mundialização de modelos dominantes, cujos os interesses maiores são a economia e política. Contudo, tal processo transcende a dimensão econômica e também deve ser entendido nas dimensões cultural, ecológica, social, ideológica e religiosa. Dimensões historicamente entendidas como eficientes nas práticas de dominação.
  8. Os europeus consideravam–se o estado mais evoluído da Humanidade, logo o mais apto, e segundo a lógica darwinista, aquele que merecia se perpetuar. Diante do desejo de acumulação de riquezas é fácil entender usar este motivo para matar os ameríndios. Se estes eram menos evoluídos, logo inaptos, mereciam ser eliminados.            
  9. COOPERAÇÃO – Trabalho em conjunto para benefício de um indivíduo ou de um grupo, onde teoricamente não existe interesse no processo. Contudo a cooperação interessada pode reverter-se em conflito quando não é alcançado o objetivo da cooperação.   ASSIMILAÇÃO – Processo de Incorporação das crenças , padrões de comportamento, tradições , sentimentos e atitudes de outro grupo. ACOMODAÇÃO – Processo temporário de tolerância a um grupo ou a um conjunto de normas   não assimiladas. Por tratar-se de um acordo temporário guarda latente o conflito. COMPETIÇÃO – Processo de disputa estabelecida entre indivíduos  ou grupos que pretendem superar os oponentes quando estão previsto poucas recompensas. CONFLITO – Diferente da competição , o conflito prevê a  eliminação do oponente, podendo promover demissões, brigas, assassinatos e até guerras.
  10. SOCIEDADES DE CASTAS – a posição do indivíduo é determinada no nascimento, os casamentos são endogâmicos, a mobilidade social vertical é impossível, o desrespeito as regras sociais é punido pela colocação do infrator na mais baixa escala social(pária).          SOCIEDADE ESTAMENTÁRIA (Estamentos) – A mobilidade social é difícil, mas não é impossível, pode ser alcançado por ato de bravura, interesse político, benção da igreja,,  etc . A posição do indivíduo é determinada por Deus, ou seja, O clero serve para rezar pela sociedade, O nobre serve para proteger a sociedade e o servo serve para alimentar a sociedade.          SOCIEDADE DE CLASSE – A mobilidade social é (aparentemente) mais fácil, já que não existe regras que as impossibilitem e a concorrência é incentivada. Contudo a existência do antagonismo entre as duas classes fundamentais ( os donos dos meios de produção  e  aqueles que vendem a força de trabalho) dificultam a ascensão vertical. O status na escala social é determinado pelo poder econômico, político, cultural e social.
  11. Não. Existem processos culturais diferentes. Lembremos que as respostas culturais aos problemas que surgem não poderiam ser iguais devido as prioridade de cada povo.
  12. DIREITO – Conjunto de benefícios morais, éticos, culturais e legais que pode ser usufruído pelo indivíduo ou grupo pertencente a uma sociedade. DEVERES – Conjunto de obrigações que devem ser cumpridas e respeitadas pelos indivíduos de uma sociedade, onde o seu  não cumprimento prevê punições legais e/ ou morais.
  13. MORAL - É o conjunto de Regras de conduta e comportamento que deve ser seguido por todos os indivíduos pertencentes a uma sociedade.  ÉTICA – É o conjunto de regras de conduta e comportamento para sistemas específicos, Trabalho, Escola, Religião......
  14. AUTO- PROMOÇÃO – amigos da escola.  ASSISTENCIALISMO – cheque cidadão.   CARIDADE – natal sem fome    MOVIMENTOS SOCIAIS -    MST, Fórum social mundial, Fórum das cidades, Movimento dos sem teto, Greenpeace....
  15. Por tratar-se da transformação do meio( natureza)onde vive, do modo de pensa-lo e de relacionar-se com a natureza e com os outros, a cultura possui forte influencia na determinação da estrutura social, das regras de convívio, das leis, d aordem social, etc...
  16. A cultura é estruturada pelo ser humano quando este busca soluções para os problemas que surgem diante dele. Resposta dada, ou seja, a estrutura cultural montada, todos os novos indivíduos que ingressarem nesta cultura terão de observar esta estrutura e respeita-la, ou melhor, serão educados, ensinados segundo esta cultura , serão estruturados por ela.
  17. Etnocentrismo consiste na supervalorização de sua própria cultura, por parte de uma grupo, em detrimento á cultura ( raça, religião, etc) dos outros povos. Como ponto positivo pode –se destacar a forte integração que ocorre no interior, entre os membros, do grupo etnocêntrico. Os pontos negativos são: A hostilidade a outros grupos; A discriminação; atitudes de superioridade; violência; e até guerra, entre os grupos diferentes..
  18. Organização social refere-se aos sistemas de relações de obrigação que existem entre os grupos que constituem uma determinada sociedade, ao passo que a estrutura refere-se a posição que estes grupos ocupam dentro deste sistema de obrigações.
  19. Segundo Marx, a evolução dos modos de produção somente podem ser compreendidas á partir de uma visão histórico  e dialética das relações sociais. Onde em todo período da história forças antagônicas confrontam-se de modo a gerir seus interesses. A síntese deste confronto ( intelectual, físico, econômico, social...) irá propor um novo modelo de MDP. Contudo a gênese deste novo MDP já irá guardar as sementes de novos antagonismos. Disto temos o MDP asiático dando vez ao MDP escravista, que dá a vez ao MDP feudal, que dá a vez ao MDP capitalista....  
  20. Não. Pois para manter a concórdia o Estado pode lançar mão da eliminação de uma das forças agressivas. Como se trata de uma decisão política será beneficiado o lado com maior influência sobre o governo. No mesmo esforço pode ocorrer a decisão de por exemplo isolar um grupos de pobres para não oferecer risco para o restante da sociedade.  
  21. Pessoal.
  22. Constituições nacionais , estaduais e municipais , códigos civis, códigos penais, ECA, Estatuto do Idoso, Estatuto do desarmamento, Estatutos....
  23. Família, Igreja, Escola, Estado....
  24. POLÍTICA ORIENTADA  PARA O PODER – Quando o político toma decisões com vistas a beneficiar a si próprio , com vistas a aumentar seu próprio poder e status.  POLÍTICA ORIENTADA PARA O GOVERN O - Quando as decisões  políticas tem o  interesse de beneficiar a sociedade e/ou a administração pública. POLÍTICA ORIENTADA PARA A TOMADA DE DECISÕES -Toda a decisão que direta ou indiretamente influencie a  vida ou as decisões de outro indivíduo ou grupo é uma decisão política.
  25. Não é um processo novo. O consenso entre os acadêmicos determina seu surgimento mais acertado no gênese do cristianismo. Apesar de haverem aqueles que indicam que a globalização surge quando o homem das cavernas começa a dominar ou impor seu ponto de vista, somente com o Império romano temos claras as características que bem definem o processo em tela: Imposição de Modelo econômico, de MDP, de cultura, de orientação e modelo político, de modelo de governo, de modelo de sociedade, de religião..........
  26. Observando as premissas dos dois conceitos vemos que a globalização é o sinônimo contemporâneo de colonização, ou seja, as duas possuem objetivos de dominação.

Ditadura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com