TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Trabalho e Alienação

Por:   •  7/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

1 – O que distingue o trabalho humano das atividades executadas por outros animais?

Os homens realizam seus trabalhos guiados pelos projetos e ideias que possuem em mente, ou seja, eles trabalham sabendo seus objetivos e usam de sua capacidade de raciocínio para modificar suas ações e projetos, quantas vezes forem necessárias, para que o resultado final do trabalho seja o esperado. Diferentemente dos animais, que realizam o trabalho de forma irrefletida.

2- Contextualize a frase “Todo trabalho trabalha para fazer um homem ao mesmo tempo que uma coisa”.

Partindo da ideia que o trabalho não modifica somente a natureza, mas sim, também os homens que o realizam, podem-se destacar dois tipos de produções trazidas pelo trabalho. A primeira, que estamos mais acostumados, é a produção material, já esperada como resultado final desse processo. Entretanto, há um segundo tipo, a produção de qualidades no próprio trabalhador. Essa última acontece pois o homem, no ambiente de trabalho, tem relações sociais diversificadas e vive situações em que desafia suas habilidades e limites, e tudo isso o modifica.

3- Faça uma relação entre trabalho humana e liberdade, baseando-se no texto.

Pelo texto, podemos concluir que a liberdade é o fruto do trabalho, pois ele permite que o homem se conheça e modifique o mundo a sua volta de acordo com suas ações e planejamento, o que o torna livre.

4-Faça uma anotação das principais transformações, ocorridas na “forma de conceber o Trabalho Humano”, apresentadas no item do texto “Visão histórica do trabalho”.

Nesse item do texto pode-se perceber que o trabalho sempre teve seu significado ligado com algo negativo, o que pode ser notado no significado da palavra, que tem relação com tortura. Como exemplos dessa ideia do trabalho, podemos citar que, na Bíblia o trabalho é o “castigo” recebido por Adão e Eva e, além disso, a ligação do trabalho manual com algo realizado por escravos, durante a Antiguidade, mostra essa desvalorização. Entretanto, há uma mudança de no pensamento dobre o trabalho, quando a burguesia entra em ascensão e com ela o interesse pelo manual.

5-Faça uma anotação das principais transformações, ocorridas nas “relações de trabalho e de produção”, apresentadas no item do texto “Nascimento das fábricas e urbanização”.

A relação entre o trabalho e a produção está diretamente relaciona com o desenvolvimento da economia. Enquanto a economia estava em sua fase inicial, sem grande desenvolvimento, era necessária uma produção baixa, sem necessidade de produzir contra o tempo e, por isso, o trabalho era quase sempre realizado manualmente, em casa, desenvolvido por toda família. Nessa época, o trabalhador fazia sua jornada de trabalho e realizava do começo ao fim aquela produção manual. Com o desenvolvimento da economia, surge a necessidade de maiores produções em menores intervalos de tempo e com padronização específica. Essa demanda aglomerou os trabalhadores em novos ambientes de trabalho, as fábricas, que agora os separava do lucro e os expunham a condições precárias durante as longas horas trabalhadas. Ou seja, a força do trabalhador passou a ser uma moeda de troca para o salário.

6- Procure diferenciar a concepção de Marx e Hegel sobre a definição de Alienação.

Para Hegel, o trabalho é essencial ao homem por ser “sua liberdade reconquistada” e com ele conseguir exteriorizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com